1 - CARGA de Egypto. Eis que Jehovah vem cavalgando em huma nuvem ligeira, e virá a Egypto: e os idolos de Egypto serão movidos perante sua face; e o coração dos Egypcios se fundirá em seu interior.

2 - Porque revolverei a Egypcios contra Egypcios, e cada qual pelejará contra seu irmão, e cada qual contra seu proximo: cidade contra cidade, Reino contra Reino.

3 - E o espirito dos Egypcios se esvaecerá em seu interior, e devorarei seu conselho: então perguntarão a seus idolos, e encantadores, e adevinhos, e magicos.

4 - E encerrarei aos Egypcios em mãos de senhores duros: e Rei riguroso dominará sobre elles, diz o Senhor, Jehovah dos exercitos.

5 - E farão perecer as aguas do mar: e o rio se esgotará e seccará.

6 - Tambem os rios farão tornar longe a tras, e esgota-los-hão, e farão seccar as correntes das cavas: a cana e o junco se murcharão.

7 - A relva junto aos rios, junto as ribanceiras dos rios, e tudo o semeado junto aos rios se seccará; ao longe se lançará, e mais não subsistirá.

8 - E os pescadores gemerão, e suspirarão todos quantos lanção enzol nos rios: e os que estendem rede sobre as aguas, desfalecerão.

9 - E envergonhar-se-hão os que trabalhão em linho fino, e os que tecem pano branco.

10 - E juntamente com seus fundamentos serão quebrantados todos os que fazem por pago viveiros de prazer.

11 - Na verdade loucos são os Principes de Tsoan, o conselho dos sabios conselheiros de Pharaó se embruteceo: como pois a Pharaó direis, sou filho dos sabios, filho dos antigos Reis.

12 - Aonde estão agora teus sabios? notifiquem-te agora, ou informem-se que he o que Jehovah dos exercitos consultou contra Egypto.

13 - Endoudecido se tem os Principes de Tsoan, enganados estão os Principes de Noph: e farão errar a Egypto, até as ultimas esquinas de suas tribus.

14 - Ja Jehovah derramou hum perverso espirito em seu interior: e fizérão errar a Egypto em toda sua obra; como o bebado, quando se revolve em seu vomito.

15 - E não aproveitará a Egypto obra nenhuma, que possa fazer a cabeça, ou o rabo, o ramo, ou o junco.

16 - Naquelle tempo os Egypcios serão como mulheres: e tremerão e temerão á causa da moção da mão de Jehovah dos exercitos, que ha de mover contra elles.

17 - E a terra de Juda será hum espanto para os Egypcios; e quem disso fizer menção, se assombrará de si mesmo: por causa do conselho de Jehovahdos exercitos, que consultou contra elles.

18 - Naquelle tempo haverá cinco cidades em terra de Egypto, que fallem a lingoa de Canaan, e fação juramento a Jehovah dos exercitos: a huma se chamará, cidade de destruição.

19 - Naquelle tempo Jehovah terá hum altar em meio da terra de Egypto: e hum titulo a Jehovah arvorado, junto a seu limite.

20 - E servirá de sinal e testemunho a Jehovah dos exercitos em terra de Egypto: porque a Jehovah clamarão por causa dos oppressores; e elle lhesmandará hum Redemptor e Protector, que os livre.

21 - E Jehovah se fará conhecer aos Egypcios, e os Egypcios conhecerão a Jehovah naquelie dia: e servi-lo-hão com sacrificios e offertas, e votarão votos a Jehovah, e os pagarão.

22 - E ferindo ferirá Jehovah aos Egypcios, e os curará: e converter-se hão a Jehovah, e mover-se-ha a suas orações, e os curará.

23 - Naquelie dia haverá estrada praina de Egypto até Assyria; e os Assyrios virão a Egypto, e os Egypcios a Assyria: e os Egypcios servirão com os Assyrios a Jr.Hor^H.

24 - Naquelie dia Israel será o terceiro entre os Egypcios e os Assyrios, huma benção em meio da terra.

25 - Porque Jehovah dos exercitos os abençoará, dizendo: bemdito seja meu povo de Egypto, e Assyria a obra de minhas mãos, e Israel minha herança.