1 - PORQUE Jehovah se apiedará de Jacob, e ainda escolherá a Israel, e os porá em sua terra: e ajuntar-sehao com elles os estranhos, e achegarse-hão a a casa de Jacob.

2 - E os povos os receberão, e os levarão a seus lugares, e a casa de Israel os possuirá em herança por servos e por servas, em a terra de Jehovah: e cativarão aos que os cativárão, e se ensenhorearão sobre seus oppressores.

3 - E será que no dia em que Deos vier a dar-te descanso de teu trabalho, e de teu tremor, e da dura servidão com que te fizerão servir:

4 - Então levantarás este dito contra o Rei de Babylonia, e dirás: como já cessa o oppressor? como já cessa a dourada?

5 - Já quebrantou Jehovah O bastão dos impios, e o ceptro dos dominadores.

6 - Aquelle que feria aos povos com furor, com plaga sem cessar; o que com ira dominava sobre as gentes, agora he perseguido, sem que alguem o possa impedir.

7 - Já descansa, já está sossegada toda a terra: já de prazer exclamão com jubilo.

8 - Até as faias se alegrão de ti, e os cedros do Libano, dizendo: desde que tu ahi jazes, já ninguem sobe contra nós, que nos possa cortar.

9 - O inferno abaixo se turbou por ti, para te sahir ao encontro em tua vinda: desperta por ti aos mortos, e a todos os cabrões da terra, e faz levantar de seus thronos a todos os Reis das gentes.

10 - Estes todos responderão, e te dirão: tu tambem adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.

11 - Ja foi derribada no inferno tua soberba com o som de teus alaúdes: os bichinhos debaixo de ti se espargirão, e os bichos te cubrirão.

12 - Como cahiste desdo ceo, ó estrella da manhã, filho da alva do dia? como cortado foste por terra, tu que debilitavas as gentes.

13 - E tu dizias em teu coração, eu sobirei ao ceo, por cima das estrellas de Deos exaltarei meu throno: e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do Norte.

14 - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altissimo.

15 - E com tudo derribado serás no inferno, aos lados da cova.

16 - Os que te virem attentarão para ti, considerar-te-hão, e dirão: he este o varão, que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos?

17 - Que punha o mundo como a deserto, e assolava suas cidades? que a seus prisioneiros não deixava ir soltos a suas casas?

18 - Todos os reis das gentes, todos quantos elles são, jazem com honra cada hum em sua casa.

19 - Porem tu es lançado de tua sepultura, como renovo abominavel, como vestido de mortos, atravessados á espada: como os que descendem ao covil de pedras, como corpo morto atropelado.

20 - Com elles não serás ajuntado na sepultura; porque destruiste tua terra, e mataste a teu povo: a semente dos malinos não será nomeada para sempre.

21 - Preparai a matança para seus filhos pela maldade de seus pais: para que não se levantem, e possuão em herança a terra, e enchão o mundo de cidades.

22 - Porque levantar-me-hei contra elles, diz Jehovah dos exercitos: e desarraigarei de Babylonia o nome e os residuos, e o filho, e o neto, diz Jehovah.

23 - E pôla-hei por possessão hereditaria das curujas, e lagoas de aguas: e barrela-hei com bassoura de perdição, diz Jehovah dos exercitos.

24 - Jehovah dos exercitos jurou dizendo: tal não disse se não succeder assim como o pensei, e se não tiver effeito assim como o determinei.

25 - Porque quebrantarei ao Assur em minha terra, e em minhas montanhas o atropelarei: para que seu jugo se aparte delles, e sua carga se desvie de seus hombros.

26 - Este he o conselho, que se consultou sobre toda esta terra: e esta he a mão, que está estendida sobre todas as gentes.

27 - Porque Jehovah dos exercitos o determinou em seu conselho, quem pois o invalidará? e sua mão ja estendida está, quem pois a tornará a traz?

28 - No anno, em que morreo o Rei Achaz, aconteceo esta carga.

29 - Não te alegres ó tu toda Palestina, de que he quebrantada a vara que te feria: porque da raiz da cobra sahirá hum basilisco, e seu fruto será huma serpente ardente voador.

30 - E os primogenitos dos pobres serão apascentados, e os necessitados se deitarão seguros: porem ferei morrer tua raiz á pura fome, e elle matará teus residuos.

31 - Huiva tu, ó porta, grita tu, ó cidade, que ja tu toda Palestina estás derretida: porque do Norte vem fumo, e nenhum solitario haverá em suas congregações.

32 - Que pois se responderá aos mensageiros do povo? que Jehovah fundou a Sião, para que os oppressos de seu povo nella tenhão valhacouto.