1 - EU estava em minha guarda, e me punha na fortaleza, e atalaiava para ver, que fallaria em mim, e qua eu responderia á minha reprensão.

2 - Então Jehovah me respondeo, e disse, escreve a visão, e a poem claramente em taboas, para que nellas lea, o que correndo passa.

3 - Porque a visão ainda será até o tempo determinado, então o produzirá no fim, e não mentirá: se tardar, espera o, porque certamente virá, nem ficará tras.

4 - Eis que sua alma se exalça, não he recta nelle: mas o justo viverá por sua fé.

5 - E tambem porquanto aleivosamente trata junto o vinho, varão arrogante he, e não se fica em sua habitação, cuja alma se dilata como o sepulcro, e semelhante he a a morte, que não se farta, e ajunta a si todas as Gentes, e congrega a si todos os povos.

6 - Não levantarião pois todos estes huma parabola delle, e huma declaração de adevinhações delle? e dir-seha; ai daquelle que multiplica o que não he seu; (até quando !) e daquelle que carrega sobre si lodo espesso.

7 - Porventura não levantar-se-hão de repente os que te morderão? e despertar-se-hão os que te comeverão? e tu lhes não serás em despojo?

8 - Porquanto saqueaste a muitas gentes, todos os povos residuos saquearte-hão por; causa do sangue dos homens, e da violencia acerca da terra, da cidade, e de todos seus moradores.

9 - Ai daquelle que com avareza malina cobiça para sua casa, para que ponha seu ninho em alto, a ser libertado da mão do mal.

10 - Vergonha maquinaste para tua casa; desarraigando tu a muitos povos, peccaste contra tua alma.

11 - Porque a pedra da parede clama, e a trave da madeira lhe responde.

12 - Ai daquelle que edifica a cidade com sangues, e affirma a cidade com iniquidade.

13 - Eisque, porventura não vem de Jehovah dos exercitos, que os povos trabalhão para o fogo, e os homens se cansão em vão?

14 - Porque a terra se encherá, que confesse a gloria de Jehovah, como as aguas cubrem o fundo do mar.

15 - Ai daquelle que dá de beber a seu proximo, tu que a isso acrecentas teu odre de vinho, e tambem embebedas, para que vejas suas vergonhas.

16 - Tambem tu serás fartado de deshonra por honra, bebe tu tambem, e descobre o prepucio: o caliz da mão direita de Jehovah se tornará a ti, e vomito torpe haverá sobre tua gloria.

17 - Porque a violencia cometida contra Libanon, te cubrirá, e o assolamento das bestas os assombrará, por causa do sangue dos homens, e da violencia na terra, na cidade, e ácerca de todos seus moradores.

18 - Que aproveitará a imagem de vulto, que seu formador a esculpio? ou a imagem de fundição, que he doutor de mentira, que o formador confia em sua formadura, havendo feito idolos mudos?

19 - Ai daquelle que diz ao madeiro, acorda-te, e á pedra callada, desperta-te: porventura ensinará? eisque cuberta está de ouro e de prata, mas nenhum espirito ha no meio delia.

20 - Porem Jehovak está em seu santo Templo: calla-te perante seu rosto toda a terra.