1 - VEIO mais a palavra de Jehovah a mim, dizendo.

2 - Filho do homem, endereça tua face contra Gog, terra de Magog, Principe mór de Mesech e Tubal; e prophetiza contra elle.

3 - E dize; assim diz o Senhor Jehovah: eis que eu o hei comtigo, ó Gog, Principe mór de Mesech e de Tubal.

4 - E te farei tornar, e te porei anzoes nas queixadas, e te levarei a ti com todo teu exercito, cavallos e cavalleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com escudo e rodela, que todos meneão a espada.

5 - Persas, Ethiopes, e Puteos com elles, todos elles com escudo e capacete.

6 - Gomer e todas suas tropas, a casa de Togarma, da banda do Norte, e todas suas tropas: muitos povos comtigo.

7 - Prepara-te, e apercebe-te, tu e todas tuas congregações, que se ajuntárão a ti, e serve lhes de guarda.

8 - Depois de muitos dias serás visitado, no fim dos annos virás a a terra, que se retirou da espada, e foi ajuntada de muitos povos aos montes de Israel, que sempre servirão de assolação: mas aquella terra dentre os povos foi tirada, e todos elles habitarão seguramente.

9 - Então subirás, virás como tempestuosa assolação, como nuvem serás para cubrir a terra, tu e todas tuas tropas, e muitos povos comtigo.

10 - Assim diz o Senhor Jehovah: e será naquelle dia, que subirão conselhos em teu coração, e pensarás pensamento mão.

11 - E dirás, subirei contra a terra das aldeas, virei contra os que estão em repouso, que habitão seguros: todos elles habitão sem muro, e não tem ferrolho nem portas;

12 - Para despojar despojo, e para roubar roubo: para tornar tua mão contra as terras desertas, que agora se habitão; e contra o povo que se ajuntou dentre as gentes, e já tem gado e possessões, que habita no meio da terra.

13 - Scheba, e Dedan, e os mercadores de Tharsis, e todos seus filhos de leões te dirão, porventura tu vens a despojar despojo? ou ajuntaste teu ajuntamento para roubar roubo? para levar prata e ouro? para tomar gado e possessões? para despojar grande despojo?

14 - Portanto prophetiza, ó filho do homem, e dize a Gog, assim diz o Senhor Jehovah, porventura não o experimentarás naquelle dia, quando meu povo Israel habitar seguramente?

15 - Virás pois de teu lugar das bandas do Norte, tu e muitos povos comtigo, os quaes todos andão á cavallo, grande ajuntamento, e muito exercito.

16 - E subirás contra meu povo Israel como nuvem, para cubrir a terra: no fim dos dias isto será; então te trarei contra minha terra, para que me conheção as gentes, quando me houver santificado em ti perante seus olhos, ó Gog.

17 - Assim diz o Senhor Jehovah, porventura não es tu aquellede quem eu disse em os dias passados, pelo ministerio de meus servos os Prophetas de Israel, que naquelles dias prophetizárão largos annos, que te traria contra elles?

18 - Será porem naquelle dia, no dia em que vier Gog contra a terra de Israel, diz o Senhor Jehovah, que minha indignação subirá a meus narizes.

19 - Porque fallei em meu zelo, no fogo de meu furor, que naquelle dia haverá grande tremor sobre a terra de Israel.

20 - De tal maneira, que tremerão diante de minha face os peixes do mar, e as aves do ceo, e os animaes do campo, e todos os reptiles que andão de gatinhas sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra: e os montes derribar se hão, e os precipicios cahirão, e todos os muros cahirão a terra.

21 - Porque chamarei sobre elle a espada em todos meus montes, diz o Senhor Jehovah: a espada de cada hum será contra seu irmão.

22 - E contenderei com elle com peste e com sangue: e huma grande pancada de chuva, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre choverei sobre elle, e sobre suas tropas, e sobre os muitos povos, que estiverem com elle.

23 - Assim engrandecer-me-hei, esantificar-me-hei, e serei conhecido perante os olhos de muitas gentes, e saberão que eu sou Jehovah.