1 - E SUCCEDEO aos doze annos, no mes dozeno, ao primeiro do mez, que veio a palavra de Jehovah a mim, dizendo,

2 - Filho do homem, levanta huma lamentação sobre Pharaó, rei de Egypto, e dize-lhe; semelhante eras a hum filho de leão entre as gentes, e tu foste como hum dragão marino nos mares, e traspassavas em teus rios, e turbavas as aguas com teus pés, e enlameavas seus rios.

3 - Assim diz o Senhor Jehovah, portanto estenderei sobre ti minha rede com ajuntamento de muitos povos, e te puxarão a riba em meu tesão.

4 - Então te deixarei em terra, no campo aberto te lançarei: e farei morar sobre ti todas as aves do ceo, e fartarei de ti os animaes de toda a terra.

5 - E porei tua carne sobre os montes, e encherei os valles com tua altura.

6 - E a terra aonde nadas, regarei com teu sangue até os montes; e as correntes se encherão de ti.

7 - E apagando-te eu, cubrirei os ceos, e ennegrecerei suas estrellas: ao Sol cubrirei de nuvem, e a Lua não deixará reluzir sua luz.

8 - A todas as luminarias da luz no ceo ennegrecerei sobre ti, e trarei trevas sobre tua terra, diz o Senhor Jehovah.

9 - E farei raivar ao coração de muitos povos: quando eu levar teu quebrantamento entre as gentes, a as terras que não conheceste.

10 - E farei que muitos povos se espantem sobre ti, e seus reis tremão em grande maneira, quando eu brandir minha espada perante seus rostos: e estremecerão a cada momento cada qual por sua alma, no dia de tua cahi

11 - Porque assim diz o Senhor Jehovah; a espada do rei de Babylonia virá sobre ti.

12 - Farei cahir tua multidão com as espadas dos herões, que todos são os mais tiranos das gentes: e destruirão a soberba de Egypto, e toda sua multidão será perdida.

13 - E destruirei todos seus animaes de sobre as muitas aguas: nem as turbará mais pé de homem, nem as turbarão unhas de animaes.

14 - Então farei profundar suas aguas, e farei ir seus rios como azeite, diz o Senhor Jehovah.

15 - Quando eu tornara terra de Egypto em assolação, e a terra for assolada de sua plenidão, e quando ferir a todos os que habitão nella: então saberão que eu sou Jehovah.

16 - Esta he a lamentação, e a lamentarão; as filhas das gentes a lamentarão: sobre Egypto e sobre toda sua multidão a lamentarão, diz o Senhor Jehovah.

17 - E succedeo aos doze annos, aos quinze do mez, que veio a palavra de Jehovah a mim, dizendo,

18 - Filho do homem, prantea sobre a multidão de Egypto, e a faze descender, a ella e as filhas das gentes pomposas, na terra mais baixa, aos que descendem á cova.

19 - Mais que quem tu foste agradavel? descende, e te deita com os incircuncisos.

20 - No meio dos atravessados á espada cahirão: á espada está entregue; puxai por ella e toda sua multidão.

21 - Os mais poderosos dos herões lhe fallarão, desdo meio do inferno, com seus ajudadores: descendérão, jazérão os incircuncisos, atrevessados á espada.

22 - Ali está Assur com todo seu ajuntamento, do redor delle estão seus sepulcros: todos elles forão atravessados, que cahirão á espada.

23 - Cujos sepulcros forão postos ás ilhargas da cova, e seu ajuntamento está do redor de seu sepulcro: todos forão atravessados, que cahirão á espada, e dérão espanto na terra dos viventes.

24 - Ali está Elam com toda sua multidão do redor de seu sepulcro: todos elles forão atravessados, que cahirão á espada, os quaes descendérão incircuncisos a as mais baixas partes da terra; os que dérão seu espanto na terra dos viventes, e levárão sua vergonha com os que descendérão a a cova.

25 - No meio dos atravessados lhe puzérão huma cama entre toda sua multidão, do redor delle estão seus sepulcros: todos elles são incircuncisos, atravessados á espada; porquanto se deu espanto delles na terra dos viventes, e levárão sua vergonha com os que descendérão a a cova; no meio dos atravessados foi posto.

26 - Ali está Mesech, e Tubal com toda sua multidão; do redor delle estão seus sepulcros: todos elles são incircuncisos, e atravessados á espada, porquanto puzérão seu espanto na terra dos viventes.

27 - Porem não jazerão com os herôes, que cahirão dos incircuncisos: os quaes descendérão ao inferno com suas armas de guerra, e puzérão suas espadas debaixo de suas cabeças; e sua maldade está sobre seus ossos, porquanto o espanto dos herões esteve na terra dos viventes.

28 - Tambem tu serás quebrantadono meio dos incircuncisos, e jazerás com os atravessados á espada.

29 - Ali está Edom, seus reis e todos seus principes, que com seu poder forão postos com os atravessados á espada: estes jazem com os incircircuncisos, e com os que descendérão a a cova.

30 - Ali estão os Duques do Norte, todos elles, e todos os Sidonios, que descenderão com os atravessados, em seu espanto envergonhados de seu poder, e jazem incircuncisos com os atravessados á espada, e levão sua vergonha, com os que descendérão a a cova. Hovah, eis que eu o hei comtigo, ó monte de Seir: e estenderei minha mão contra ti, e te porei em assolação e espanto.

31 - Pharaó os verá, e se consolará com toda sua multidão; os atravessados á espada, Pharaó, e todo seu exercito, diz o Senhor Jehovah.

32 - Porque tambem eu dei meu espanto na terra dos viventes: pelo que jazerá no meio dosincircuncisos, com os atravessados á espada, Pharaó e toda sua multidão, diz o Senhor Jehovah.