1 - E VEIO a palavra de Jehovah a mim, dizendo.

2 - Filho do homem, endereça tua face contra Jerusalem, e gotéja contra os Santuarios, e prophetiza contra a terra de Israel.

3 - E dize a a terra de Israel, assim diz Jehovah, eis que comtigo o hei, e arrancarei minha espada de sua bainha, e desarraigarei de ti ao justo e ao impio.

4 - E porquanto hei de desarraigar de ti ao justo e ao impio, porisso sahirá minha espada de sua bainha contra toda carne, desdo Sul até o Norte.

5 - E saberá toda carne, que eu Jehovah arranquei minha espada de sua bainha: nunca mais tornará nella.

6 - Tu porem, ó filho do homem, suspira, suspira perante seus olhos, com quebrantamento de teus lombos, e com amargura.

7 - E será, dizendo te elles, porque tu suspiras? que dirás, pela fama, porque já vem; e todo coração desmaiará, e todas mãos se enfraqueçerão, e todo espirito se angustiará, e todos juelhos se desfarão em aguas; eis que já vem, e se fará, diz o Senhor Jehovah.

8 - E veio a palavra de Jehovah a mim, dizendo.

9 - Filho do homem, prophetiza, e dize, assim diz Jehovah: dize, a espada, a espada está aguçada, e tambem açacalada.

10 - Para degolando degolar está aguçada, para reluzir está açacalada: alegrarnos-hemos pois? a vara de meu filho he, que despreza todo madeiro.

11 - E a deu a açacalar, para usar della com a mão: esta espada está aguçada, e esta está açacalada, para a meter na mão do matador.

12 - Clama e huiva, ó filho do homem, porque esta será contra meu povo, será contra todos Principes de Israel: espantos haverá entre meu povo por causa da espada; portanto bate na coixa.

13 - Quando havia provação, que havia então? porventura tambem não haveria vara desprezadora? diz o Senhor Jehovah.

14 - Pelo que tu, ó filho do homem, profetiza, e bate a huma mão com a outra: porque a espada até a terceira vez se dobrará, a espada he dos atravessados: esta espada he dosatravessados grandes, que entrará a elles até nas recamaras.

15 - Para que desmaie o coração, e se multipliquem os tropeços, contra todas suas portas puz a ponta da espada: ah que foi feita para reluzir, e está reservada para degolar.

16 - O espada une-te, vira-te a a mão direita, prepara-te, vira-te a a mão esquerda, para onde quer que tua face se endereçar.

17 - E tambem eu baterei minhas mãos huma com a outra, e farei descansar minha indignação: eu Jehovah o fallei.

18 - E veio a palavra de Jehovah a mim, dizendo.

19 - Tu pois, ó filho do homem, propoem-te dous caminhos, por onde venha a espada do Rei de Babylonia: ambos procederão de huma mesma terra; e escolhe huma banda, no começo do caminho da cidade a escolhe.

20 - Hum caminho te proporás, por onde virá a espada contra Rabba dos filhos de Ammon, e contra Juda, em a forte Jerusalem.

21 - Porque o Rei de Babylonia parará na encruzilhada, no começo dos dous caminhos, para usar de adevinhações: aguçará suas frechas, consultará aos teraphins, attentará para o figado.

22 - A sua mão direita estará a adevinhação sobre Jerusalem, para ordenar Capitaens, para abrir a boca na matança, para levantar a voz com jubilo: para por carneiros de arrombar contra as portas, para levantar tranqueira, para edificar baluarte.

23 - Isto lhes será como adevinhação vã em seus olhos, porquanto forão ajurados com juramentos entre elles: porem elle se lembrara da maldade, para que sejão prendidos.

24 - Pelo que assim diz o Senhor Jehovah, porquanto me fazeis lembrar de vossa maldade, descubrindo vossas prevaricações, apparecendo vossos peccados em todos vossos tratos: porquanto viestes em memoria, sereis prendidos com a mão.

25 - E tu, o profano, e impio Principe de Israel, cujo dia virá no tempo da extrema maldade:

26 - Assim diz o Senhor Jehovah, tira fora o chapeo, e levanta de ti a coroa, esta não será a mesma; ao humilde levantarei, e ao levantado humilharei.

27 - Ao revéz, ao revéz, ao revéz porei aquella coroa: e ella mais não será, até que aquelle venha, cujo he o direito; e a elle a darei.

28 - E tu, ó filho do homem, prophetiza. e dize, assim diz o Senhor Jehovah ácerca dos filhos de Ammon, e ácerca de seu despreso: dize pois, a espada, a espada está desembainhada, açacalada para a matança, para consumir, para reluzir.

29 - Entretanto que te vém vaidade, entretanto que te adevinhão mentira, para te porem aos pescoços dos atravessados pelos impios, cujo dia virá no tempo da extrema maldade.

30 - Torna tua espada a sua bainha: no lugar aonde foste criado, na terra de tuas habitações te julgarei.

31 - E derramarei sobre ti minha indignação, assoprarei contra ti por fogo de meu furor, e entregar-te-hei em mãos dos homens fogosos, inventores de destruição.

32 - Para o fogo servirás de mantimento, teu sangue estará em meio da terra: não haverá memoria de ti; porque eu Jehovah O fallei.