1 - E PARTIDOS de Elim, todo o ajuntamento dos filhos de Israel veio ao deserto de Sin, que está entre Elim e entre Sinai, aos quinze dias do mes segundo, depois que sahirão da terra de Egypto.

2 - E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moyses e contra Aaron no deserto.

3 - E os filhos de Israel disserão-lhes: Ah se morrêramos por mão de Jehovah na terra de Egypto, quando estavamos assentados junto ás panelas de carne, quando comiamos pai até fartura! porque nós tendes tirado a este deserto, para matar de fome a toda esta multidão.

4 - Então disse Jehovah a Moyses: Eis que vos choverei pão do ceo; e o povo sahirá, e colherá cadadia para cada hum dia, para que eu o tente, se anda em minha lei, ou não.

5 - E acontecerá ao seisto dia, que aparelhem o que colhérão: será pois dobrado sobre o que colhem cada dia.

6 - Então disse Moyses e Aaron a todos os filhos de Israel: á tarde sabereis, que Jehovah vos tirou da terra de Egypto.

7 - E á manhã vereis a gloria de Jehovah, porquanto ouvio vossas murmurações contra Jehovah: porque, quem somos nos, que murmureis contra nós?

8 - Mais disse Moyses: quando Jehovah á tarde vos der carne para comer, e á manhã pão a fartura, elle fará isso, por quanto Jehovah ouvio vossas murmurações, com que murmurais contra elle: porque, quem somos nós? vossas murmurações não são contra nós, senão contra Jehovah.

9 - Depois disse Moyses a Aaron: dize a toda a congregação dos filhos de Israel; chegai-vos perante a face de Jehovah, porque ouvio vossas murmurações.

10 - E aconteceo que, quando fallou Aaron a toda a congregação dos filhos de Israel, e elles se virarão para o deserto, eis que a gloria de Jehovahappareceo na nuvem.

11 - E Jehovah fallou a Moyses, dizendo:

12 - Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; falla-lhes, dizendo: entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã sereis fartados de pão: e sabereis que eu sou Jehovah vosso Deos.

13 - E aconteceo que á tarde subirão codornizes, e cubrirão o arraial: e pela manhã o orvalho deitou ao redor do arraial.

14 - E alçando-se o orvalho cahido, eis que sobre a face do deserto estava huma cousa miuda redonda, miuda como a geada sobre a terra.

15 - E vendo-o os filhos de Israel, disserão huns aos outros: Manná he isto: porque não sabião o que era: disselhes pois Moyses; este he o pão, que Jehovah vos deu para comer.

16 - Esta he a palavra que Jehovah tem mandado; colhei delle cada hum conforme o que pode comer, hum Gomer por cada cabeça, segundo o numero de vossas almas: cada hum tomará para os que estão em sua tenda.

17 - E os filhos de Israel fizerão assim; e colherão, huns mais, e outros menos.

18 - Porem medindo-o com o Gomer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco: cada hum colheo tanto quanto podia comer.

19 - E disse-lhes Moyses: Ninguem d`elle deixe para a manhã.

20 - Porem elles não derão ouvidos a Moyses, antes alguns varões d`elle deixarão para a manhã: e aquelle criou bichos, e fedeo: porisso indignou-se Moyses contra elles.

21 - Elles pois ocolhião cada manhã, cada hum conforme o que podia comer: porque aquentando o sol, derrestia-se.

22 - E aconteceo que ao seisto dia colherão pão em dobro, dous Gomer para cada hum: e todos os principes da congregação vierão, e o denunciarão a Moyses.

23 - E elle lhes disse: Isto he o que Jehovah tem dito; a manhã he repouso, o santo Sabbado de Jehovah: o que quiserdes coser, cosei-o, e o que quiserdes coser em` agua, cosei-o em agua; e tudo o que sobejar, para vos ponde em guarda até a manhã.

24 - E o guardarão até a manhã, como Moyses tinha mandado: e não fedeo, nem nelle houve algum bicho.

25 - Então disse Moyses: comei-o hoje, porquanto hoje he o Sabbado de Jehovah: hoje não o achareis no campo.

26 - Seis dias o colhereis: porem ao setimo dia he o Sabbado, naquelle não haverá.

27 - E aconteceo ao setimo dia, que alguns do povo sahirão, para colher; porem não acharão.

28 - Então disse Jehovah a Moyses: Até quando refusareis de guardar meus mandamentos, e minhas leis?

29 - Vede, porquanto Jehovah vos deu o Sabbado, portanto elle no seisto dia vos dá pão para dous dias: cada hum fique em sua estancia, que ninguem saia de seu lugar no setimo dia.

30 - Assim repousou o povo ao setimo dia.

31 - E a casa de Israel chamou seu nome Manná; e era como semente de coentro branco, e seu sabor como bolos de mel.

32 - E disse Moyses; esta he a palavra que Jehovah tem mandado: encherás hum gomer delle em guarda para vossas gerações, para que vejão o pão, que vos tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra de Egypto.

33 - Disse tambem Moyses a Aaron; toma hum vaso, e mette nelle hum gomer cheo de Manná, e o poem perante a face de Jehovah, em guarda para vossas gerações.

34 - Como Jehovah tinha mandado a Moyses, assim Aaron o pós diante do testimunho em guarda.

35 - E os filhos de Israel comérão Manna quarenta annos, até que entrarão em terra habitada: comérão Manná, até que chegarao aos termos da terra de Canaan.

36 - E hum gomer he a decima parte de hum epha.