1 - DEPOIS destas cousas o Rei Ahasuero engrandeceo a Haman filho de Hammedatha Agagita, e o exalçou: e poz sua cadeira a riba de todos os Principes, que estavão com elle.

2 - E todos os servos do Rei, que estavão á porta do Rei, se inclinavão e postravão perante Haman; porque assim o Rei mandára ácerca delle: porem Mordechai não se inclinava, nem se postrava.

3 - Então os servos do Rei, que estavão á porta do Rei, disserão a Mordechai: porque traspassas o mandado d`el Rei?

4 - Succedeo pois que dizendo-lhe elles isto de dia em dia, e não lhes dando elle ouvidos, o fizerão saber a Haman, para verem, se as palavras de Mordechai subsistirão; porque elle lhes tinha declarado, que era Judeo.

5 - Vendo pois Haman, que Mordechai se não inclinava nem se postrava a elle: Haman se encheo de furor.

6 - Porem em seus olhos em pouco teve de por as mãos só em Mordechai; (porque lhe havião declarado o povo de Mordechai:) mas Haman procurou destruir a todos os Judeos, que havia em todo o reino de Ahasuero, ao povo de Mordechai.

7 - No mez primeiro (que he o mez de Nisan,) aos doze annos do Rei Ahasuero, se deitou Pur, isto he sorte, perante Haman, de dia em dia, e de mez em mez, até o mez dozeno, que he o mez de Adar.

8 - Porque Haman disséra ao Rei Ahasuero, ha hum povo espargido e diviso entre os povos em todas as provincias de teu reino, cujas leis são differentes das leis de todos os povos, e tam pouco fazem as leis d`el Rei; pelo que não convem a el Rei de os deixar ficar.

9 - Se bem parecer a el Rei, escreva se que os matem: e eu dez mil talentos de prata porei em mãos dos que fizerem a obra, para que se mettão nos thesouros d`el Rei.

10 - Então o Rei tirou seu anel de sua mão: e o deu a Haman, filho de Hammedatha Agagita, adversario dos Judeos.

11 - E disse o Rei a Haman, essa prata te he dada: como tambem esse povo, para fazeres delle, o que bem parecer em teus olhos.

12 - Então chamarão aos escrivaens do Rei no mez primeiro, aos treze do mesmo, e conforme a tudo quanto Haman mandou, se escreveo aos Principes do Rei, e aos Governadores que havia sobre cada provincia, e aos principaes de cada povo; a cada provincia segundo sua escritura, e a cada povo segundo sua lingoa: em nome do Rei Ahasuero se escreveo, e com o anel do Rei se sellou.

13 - E as cartas se enviárão por mão dos correios a todas as provincias do Rei, que destruissem, matassem, e lançassem a perder a todos os Judeos desdo moço até o velho, crianças e mulheres, em hum dia, aos treze do mez dozeno, (que he o mez de Adar:) e que saqueassem seu despojo.

14 - A sustancia do escrito era, que se denunciasse huma lei em todas as provincias em publico a todos os povos: que estivessem apercebidos para aquelle dia.

15 - Assim os correios, impellidos pela palavra do Rei, sahirão, e a lei se denunciou na fortaleza de Susan: e o Rei e Haman se assentarão a beber; porem a cidade de Susan estava confusa.