1 - PASSADAS estas cousas, e apaziguado já o furor do Rei Ahasuero, lembrou-se de Vasthi, e do que fizera, e do que se concluira sobre ella.

2 - Então disserão os mancebos do Rei, que lhe servião: busquem se para el Rei moças donzellas, formosas de vista.

3 - E el Rei ponha Commissarios cm todas as provincias de seu reino, que ajuntem a todas as moças donzellas, formosas de vista, na fortaleza de Susan, na casa das mulheres, debaixo da mão de Hege, Eunuchod`el Rei, guarda das mulheres: e dem se lhes seus enfeites.

4 - E a moça que parecer bem em olhos d`el Rei, reine em lugar de Vasthi: e isto pareceo bem em olhos do Rei, e fez assim.

5 - Havia então hum varão Judeo na fortaleza de Susan, cujo nome era Mordechai, filho de Jair, filho de Simei, filho de Kis, varão de Jemini.

6 - Que fora transportado de Jerusalem, com os transportados, que forão transportados com Jechonias Rei de Juda: ao qual transportára Nebucadnezar, Rei de Babylonia.

7 - E este he o que criára a Hadassa, (que he Esther filha de seu tio;) porque não tinha pai nem mai: e era moça bella de parecer, e formosa de vista; e morrendo seu pai e sua mai, Mordechai a tomara por sua filha.

8 - Succedeo pois que, divulgando-se o mandado do Rei e sua lei, e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susan debaixo da mão de Hegai, tambem levarão a Esther á casa do Rei. debaixo da mão de Hegai, guarda das mulheres.

9 - E a moça pareceo formosa em seus olhos, e alcançou graça perante elle; pelo que se apresurou com seus enfeites, e com suas partes lhe dar, como tambem a sete moças de respeito da casa do Rei lhe dar: e a passou com suas moças ao melhor da casa das mulheres.

10 - Esther porem não declarou seu povo e sua parentela: porque Mordechai lhe mandara, que o não declarasse.

11 - E passeava Mordechai cada dia diante do pateo da casa das mulheres: para informar-se de como Esther passava, e do que lhe succederia.

12 - E chegando já a vez de cada moça, para vir ao Rei Ahasuero, desde que se houvesse usado com ella segundo a lei das mulheres, por doze mezes; (porque assim se cumprião os dias de seus enfeites:) seis mezes com oleo de mirra, e seis mezes com especiárias, e outros enfeites de mulheres.

13 - De modo que assim a moça vinha ao Rei: tudo quanto dizia, se lhe dava, para ir-se com aquillo da casa das mulheres a casa do Rei.

14 - A a tarde entrava, e pela manhã se tornava á segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz; Eunucho do Rei, guarda das concubinas: não tomava mais ao Rei, salvo se o Rei a desejasse, e fosse chamada por nome.

15 - Chegando pois a vez de Esther, filha de Abigail, tio de Mordechai, (que a tomára por sua filha,) para ir ao Rei, cousa nenhuma pedio, senão o que disse Hegai, Eunucho do Rei, guarda das mulheres: e alcançava Isther graça em olhos de todos quantos a vião.

16 - Assim Esther foi levada ao Rei Ahasuero, a sua casa Real, no mez decimo, que he o mez de Tebeth: no anno setimo de seu reinado.

17 - E o Rei amou a Esther mais que a todas as mulheres, e alcançou perante elle graça e benevolencia mais que todas as donzellas: e pózacoroa Real em sua cabeça, e a fez Rainha, em lugar de Vasthi.

18 - Então o Rei fez hum grande convite a todos seus Principes e a seus servos, que era o convite de Esther: e deu repouso a as provincias, e fez presentes segundo a faculdade do Rei.

19 - E ajuntando-se segunda vez as donzellas, Mordechai estava assentado a a porta do Rei.

20 - Esther porem não declarára soa parentela e seu povo, como Mordechai lhe mandára: porque Esther Jazia o mandado de Mordechai, como quando a criára.

21 - Naquellesdias;assentando-se Mordechai á porta do Rei, dous Eunuchos do Reinos guardas da porta, Bigthan e Theres, grandemente se indignarão, e procurarão pôr as mãos em o Rei Ahasuero. *

22 - E foi isto entendido de Mordechai, e elle o fez saber a a Rainha Esther: e Esther o disse ao Rei, em nome de Mordechai.

23 - E inquirida a causa, assim se achou, e ambos forão enforçados em huma força: e foi escrito nas Chronicas perante o Rei.