1 - ACABADAS pois estas cousas, chegárão-se a mim os Principes, dizendo, o povo de Israel, e os Sacerdotes, e os Levitas, se não tem separado dos povos destas terras: segundo suas abominações a saber, dos Cananeos, dos Hetheos, dos Pherezeos, dos Jebuseos, dos Ammonitas, dos Moabitas, dos Egypcios, e dos Amoreos.

2 - Porque tomárão de suas filhas para si, e para seus filhos, e assim a semente santa se misturou com ospovosdestas terras: e até a mão dos Principes e Magistrados foi a primeira nesta prevaricação.

3 - E ouvindo eu hum tal caso, rasguei meu vestido e minha capa: e arranquei os cabellos de minha cabeçã e de minha barba, e mo assentei attonito.

4 - Então se ajuntárão a mim todos os que tremiao das palavras de Deos de Israel pela prevaricação dos transportados: porem eu me fiquei assentado attonito até o sacrificio da tarde.

5 - E perto do sacrificio da tarde me levantei de minha afflicção, havendo ja rasgado meu vestido e minha capa: e inclinei-me sobre meus juelhos, e estendi minhas mãos a Jehovah meu Deos.

6 - E disse, Deos meu, estou confuso e envergonhado, para levantara ti meu rosto, Deos meu: porque nossas iniquidades se multipliçarão sobre nossa cabeça, e nossa culpa tem crecido até os ceos.

7 - Desdos dias de nossos pais até o dia de hoje estamos em grande culpa, e por nossas iniquidades somos entregues, nós, nossos Reis, e nossos Sacerdotes, na mão dos Reis das terras, á espada, ao cativeiro, e ao roubo, e á confusão de rosto, como se vê neste dia.

8 - E agora, como em hum pequeno momento, se nos fez graça de parte de Jehovah nosso Deos, para deixar-nos evasão e para dar-nos numa estaca em seu santo lugar: para aluminar nossos olhos, ó Deos nosso, e para dar-nos huma pouca de vida em nossa servidão.

9 - Porque servos somos; porem em nossa servidão não nos desamparou nosso Deos: antes inclinou sobre nós beneficencia perante os Reis de Persia, para que nos désse vida, para levantarmos a casa de nosso Deos, e para restaurarmos suas assolações; e para que nos désse vallado em Juda e em Jerusalem.

10 - Agora pois, ó Deos nosso, que diremos depois disto? pois deixámos teus mandamentos.

11 - Os quaes mandaras pelo ministerio de teusservos os Prophetas, dizendo, a terra em que entrais para a possuir em herança, terra immunda he, pelas immundicias dos povos das terras: por suas abominações com que a enchérão, de cabo a cabo, de sua immundicia.

12 - Agora pois vossas filhas não dareis a seus filhos, e suas filhas não tomareis para vossos filhos, e nunca procurareis sua paz e seu bem: para que vos esforçeis, e comais o bem da terra, e a façais possuir a vossos filhos em herança para sempre.

13 - E depois de tudo o que nos sobre veio por nossas más obras, e por nossa grande culpa: porquanto tu, ó Deos nosso, estorvaste que não fossemos destruidos, por nossa iniquidade, e ainda nos déste evasão como esta,

14 - Tornaremos pois agora a aniquilar a teus mandamentos, e a aparentarnos com os povos destas abominações? não te indignarias tu assim contra nós até de todo nos consumir, até que não ficasse resto nem evasão?

15 - Ah Jehovah Deos de Israel; justo es: pois ficamos por evasão, como se vé neste dia: eis que estamos perante tua face em nossa culpa; pois, por isto ninguem ha, que possa subsistir perante tua face.