1 - EU pois no anno primeiro de Dario Medo estive, para o esforçar e corroborar.

2 - E agora te declararei a verdade: eis aqui ainda tres reis estarão em Persia, e o quarto será enriquecido de grandes riquezas, mais que todos; e esforçando-se com suas riquezas, despertará a todos contra o reino de Grecia.

3 - Depois levantar-se-ha hum Rei valente, que reinará com grande Senhorio, e fará á sua vontade.

4 - Mas estando elle em pé, seu reino será quebrantado, e será repartido em os quatro ventos do ceo: porém não para sua posteridade, nem tam pouco segundo seu Senhorio, com que reinou; porque seu reino será arrancado, e será para outros fora destes.

5 - E esforçar-se-ha o Rei do Sul, hum de seus Principes: mas outro esforçar se-ha mais que elle, e reinará, e seu Senhorio será grande Senhorio.

6 - Mas a cabo de alguns annos hum com o outro fará concerto; e a filha do Rei do Sul virá ao Rei do Norte, para fazer as condições: mas cila não terá força de braço; pelo que nem elle, nem seu braço persistirá; porque ella será entregada, e os que a tiverem trazido, e seu pai, e o que a esforçava em aquelles tempos.

7 - Mas do renovo de suas raizes hum se levantará em seu lugar: e virá com o exercito, e virá nas fortalezas do Rei do Norte, e fará nellas á sua vontade, e esforçar-se-ha.

8 - E tambem seus deoses com seus Principes, com seus vasos preciosos de prata e ouro, levará cativos a Egypto: e por alguns annos elle persistirá contra o Rei do Norte.

9 - Assim o Rei do Sul virá no reino, e tornará para sua terra.

10 - Porém seus filhos se entremeterão em guerra, e ajuntarão grande numero de muitos exercitos; e virá á pressa, e inundará, e passará: e tornará a entremeter se em guerra, até a sua fortaleza.

11 - Então o Rei do Sul será exasperado, e sahirá, e pelejará com elle, a saber com o Rei do Norte: o que porá em campo grande multidão, mas aquella multidão será entregada em sua mão.

12 - Quando será tirada aquella multidão, seu coração se levantará: ainda que derribará muitos milhares, com tudo não prevalecerá.

13 - Porque o Rei do Norte tornará, e porá em campo multidão maior que a primeira: e a cabo dos tempos de alguns annos virá á pressa com grande exercito, e com muita fazenda.

14 - E em aquelles tempos muitos se levantarão contra o Rei do Sul: e os filhos dos prevaricadores de teu povo se levantarão, para confirmar a visão, e cahirão.

15 - E o Rei do Norte virá, e levantará baluarte, e tomará a cidade forte: e os braços do Sul não poderão subsistir, nem seu povo escolhido, não havendo força para subsistir.

16 - O que pois virá contra elle, fará á sua vontade, nem haverá quem possa subsistir diante delle: e estará na terra do ornamento, e a destruição estará em sua mão.

17 - E porá seu rosto, para vir com a potencia de todo seu reino, e rectos com elle, e o fará: e lhe dará huma filha das mulheres, para destruir a ella, mas ella não subsistirá, nem será por elle.

18 - Depois virará seu rosto para as ilhas, e tomará muitas: e hum Principe fará cessar seu opprobrio contra elle, e ainda fará tornar sobre elle seu opprobrio.

19 - Virará pois seu rosto para as fortalezas de sua terra: mas tropeçará, e cahirá, e não será achado.

20 - E em seu lugar se levantará, quem fará passar o arrecadador em gloria Real: mas em poucos dias será quebrantado, e isto não em ira, nem em batalha.

21 - Depois se levantará em seu lugar hum vil, ao qual não darão a dignidade Real: mas virá calladamente, e tomará o reino por enganos.

22 - E os braços da inundação serão inundados de diante delle, e serão quebrantados: como tambem o Principe do concerto.

23 - E depois dos concertos com elle, usará de engano: e subirá, e será esforçado com pouca gente.

24 - Virá tambem calladamente em lugares gordos da provincia, e fará o que nunca fizérão seus pais, nem os pais de seus pais; presa e despojos e riqueza repartirá entre elles: e pensará seus pensamentos contra as fortalezas; porem sómente por tempo.

25 - E despertará sua força e seu coração contra o Rei do Sul, com grande exercito; e o Rei do Sul se entremeterá em guerra com grande e mui poderoso exercito: mas não subsistirá; porque pensárão pensamentos contra elle.

26 - E os que comerão seus manjares, o quebrantarão; e o exercito delle inundará, e cahirão muitos atravessados.

27 - E o coração de ambos estes reis será para fazer mal; e em huma mesma mesa tratarão mentira: mas não prosperará; porque o fim ainda haverá para certo tempo.

28 - E tornará para sua terra com grande riqueza, e seu coração será contra o santo concerto: e o fará, e tornará para sua terra.

29 - A certo tempo tornará a vir contra o Sul: mas não será a ultima, como a primeira sorte.

30 - Porque virão contra elle naos de Chittim, de que se entristecerá; e tornará, e indignar-se-ha contra o santo concerto, e o fará: porque tomando attentará para os que terão desemparado o santo concerto.

31 - E braços sahirão delle, e profanarão o Santuario, e a fortaleza: e tirarão o continuo sacrificio, e porão huma abominação assoladora.

32 - E aos violadores do concerto com lisonjas fará usar de hypocrisia: mas ao povo, que conhece a seu Deos, prenderão, e o farão.

33 - E os entendidos do povo ensinarão a muitos: e cahirão á espada, e a fogo, a cativeiro, e a roubo, por muitos dias.

34 - E em cahindo elles, serão ajudados de pequeno socorro: e muitos se ajuntarão com elles por lisonjas.

35 - E alguns dos entendidos cahirão, para proválos, e purgálos, e embranquecelos, até o tempo do fim: porque ainda haverá para certo tempo.

36 - E este Rei fará á sua vontade, e levantar-se-ha, e engrandecer-se-ha sobre todo Deos; e contra o Deos dos deoses fallará cousas maravilhosas: e será prospero, até que a ira seja a cabada; porque o determinado será feito.

37 - E para os Deoses de seus pais não attentará; nem para o amor das mulheres, nem para outro algum Deos attentará: porque sobre tudo se engrandecerá.

38 - E ao Deos Mauzzim honrará em seu lugar: a saber, ao Deos, a quem seus pais não conhecérão, honrará com ouro, e com prata, e com pedras preciosas, e com cousas desejadas.

39 - E fará os castellos fortes com o Deos alheio; aos que reconhecer, multiplicará a honra: e os fará reinar sobre muitos, e repartirá a terra por preço.

40 - E no tempo do fim o Rei do Sul lhe dará cornadas, e o Rei do Norte contra elle arremeterá, com carros, e com cavalleiros, e com muitos navios: e entrará nas terras, e as inundará, e passará.

41 - E virá na terra do ornamento, e muitas terras derribar-se-hão: mas estes escaparão de sua mão, Edom e Moab, e as primiciasdos filhosde Ammon.

42 - E estenderá sua mão as terras: e a terra de Egypto não escapará.

43 - E apoderar-se-ha dos thesouros de ouro e de prata, e de todas as cousas desejadas de Egypto: e os Lybios e os Ethiopes o seguirão.

44 - Mas os rumores do Oriente e do Norte o espantarão: e sahirá com grande furor, para a muitos destruir, e pór em interdito.

45 - E armará as tendas de seu palacio entre os mares, ao monte do santo ornamento: mas virá a seu fim, e não haverá ajudador.