1 - JA vim á minha horta, irmão minha, oh esposa, colhi minha myrrha com minha especiaria, comi meu favo com meu mel, bebi meu vinho com meu leite: comei amigos, bebei, ó amados, e embebedai-vos.
2 - Eu estava dormindo, mas meu coração vigiava: a voz de meu amado era, que estava batendo: abre-me irmã minha, amiga minha, pomba minha, perfeita minha, porque minha cabeça está chea de orvalho, minhas gadelhas das gotas da noite.
3 - Ja despi meus vestidos, como os tornarei a vestir? já lavei meus pés, como os tornarei a çujar?
4 - Meu amado meteo sua mão pelo buraco da porta, e minhas entranhas rugirão por amor delle.
5 - Eu me levantei para abrir a meu amado: e minhas mãos destillavão myrrha, e meus dedos gotejarão de myrrha sobre as aldravas da fechadura.
6 - Eu abri a meu amado, mas já meu amado se desviára, e passára: minha alma se sahia por causa de seu fallar; o busquei, e não o achei; o chamei, e não me respondeo.
7 - Achárão-me os guardas, que rondavão pela cidade, espanqueárão-me, ferirão-me: tirárão-me o meu veo os guardas dos muros.
8 - Esconjuro-vos, ó filhas de Jerusalem, que se achardes a meu amado, lhe digais, que de amor estou enferma.
9 - Que he teu amado mais do que o outro amado, ó tu a mais formosa entre as mulheres? que he teu amado mais, do que o outro amado, que tanto nos esconjuraste?
10 - Meu amado he branco e vermelho, elle traz a bandeira entre dez mil.
11 - Sua cabeça he do mais fino e maciço ouro: suas gadelhas crespas, pretas como o corvo.
12 - Seus olhos como os das pombas junto ás correntes das aguas; lavados em leite, encastoados como em aneis.
13 - Suas faces como hum canteiro de especiaria, como caixas aromaticas, que gotejão de myrrha destillante.
14 - Suas mãos como aneis de ouro encastoados de turquesas: seu ventre como alvo marsim, cuberto de saphiras.
15 - Suas pernas como columnas de marmore, fundadas sobre bases do ouro mais maciço: seu parecer como o Libano, escolhido como os cedros.
16 - Seu padár a mesma doçura, e todo elle totalmente desejavel: tal he meu amado, e tal meu amigo, ó filhas de Jerusalem.