1 - E DISSE David, ha ainda alguem, que ficasse da casa de Saul, para que lhe faça beneficencia, por amor de Jonathan?

2 - E tinha a casa de Saul hum servo, cujo nome era Ziba; e o chamarão, que viesse a David: e disse-lhe o rei; es tu Ziba? e elle disse, eu teu servo,esse sou.

3 - E disse o rei, não ha ainda alguem da casa de Saul, para que use com elle de beneficencia de Deos? então disse Ziba ao Rei; ainda ha hum filho de Jonathan, aleijado de ambos os pés.

4 - E disse-lhe o rei; aonde está? e disse Ziba ao rei; eis que está em casa de Machir, filho de Ammiel, em Lodebar.

5 - Então mandou o rei David, e o tomou da casa de Machir, filho de Ammiel, de Lodebar.

6 - E entrando Mephiboseth, filho de Jonathan, o filho de Saul a David, postrou-se sobre sua face, e inclinou-se: e disse David; Mephiboseth! e disse elle; eis aqui teu servo.

7 - E disse-lhe David, não temas; porque certo, que usarei comtigo de beneficencia, por amor de Jonathan teu pai; e te restituirei todas as terras de Saul teu pai: e tu de contino comerás pão á minha mesa.

8 - Então se inclinou, e disse; que he teu servo, que attentaste para hum cão morto, como eu?

9 - Então chamou David a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: tudo quanto foi de Saul, e de toda sua casa, tenho dado ao filho de teu Senhor.

10 - Pelo que a terra lhe lavrarás, tu e teus filhos, e teus servos, e os frutos recolherás, para que o filho de teu Senhor tenha pão, que coma; e Mephiboseth, filho de teu Senhor, de contino comerá pão a minha mesa: e tinha Ziba quinze filhos, e vinte servos.

11 - E disse Ziba ao rei, conforme a tudo, quanto meu Senhor el rei manda a seu servo, assim fara teu servo: porem Mephiboseth comerá a minha mesa, como hum dos filhos d`el rei.

12 - E tinha Mephiboseth hum filho pequeno, cujo nome era Mica: e todos quantos mora vão em casa de Ziba, erão servos de Mephiboseth.

13 - Assim Mephiboseth morava em Jerusalem, porquanto de continuo comia á mesa do rei: e era coixo de ambos seus pés.