1 - E ACONTECEO depois d`isto, que David consultou a Jehovah, dizendo; subirei a alguma das cidades de Juda? e disse-lhe Jehovah, sube: e disse David, para onde subirei? e disse, para Hebron.

2 - E subio David para lá, e tambem suas duas mulheres, Ahinoam a Jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal o Carmelita.

3 - Fez tambem David subir aos varões que estavão com elle, cada qual com sua familia: e habitarão nas cidades de Hebron.

4 - Então viérão os varões de Juda, e ungirão ali a David por Rei sobre a casa de Juda: e denunciárão a David, dizendo; os varões de Jabes de Gilead são os que sepultárão a Saul.

5 - Então enviou David mensageiros aos varões de Jabes em Gilead, e disse-lhes; bemditos vosoutros de Jehovah, que fizestes tal beneficencia a vosso Senhor, a Saul, e o sepultastes!

6 - Agora pois Jehovah use comvosco de beneficencia e fieldade: e tambem eu vos farei este bem, porquanto fizestes isto.

7 - Vossas mãos pois agora se esforçem, e sede varões valentes; pois Saul vosso Senhor he morto: mas tambem os da casa de Juda me ja ungirão por rei sobre si.

8 - Porem Abner filho de Ner, maioral do exercito de Saul, tomou a Isboseth, filho de Saul, e o passou a Mahanaim.

9 - E o constituio por rei sobre Gilead, e sobre os Asuntas, e sobre Jizreel, e sobre Ephraim, e sobre Benjamin, e sobre todo Israel.

10 - De idade de quarenta annos era Isboseth, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel; e reinou o segundo anno: tam somente os da casa de Juda seguião a David.

11 - E foi o numero dos dias, que David reinou em Hebron sobre a casa de Juda, sete annos e seis mezes.

12 - Então sahio Abner, filho de Ner, com os servos de Isboseth, filho de Saul, de Mahanaim a Gibeon.

13 - Sahirão tambem Joab, filho de Tseruia, e os servos de David, e encontrárão-se huns com os outros ao tanque de Gibeon: e parárão-se estes d`aquem do tanque, e os outros d`alem do tanque.

14 - E disse Abner a Joab, deixa levantar-se os mancebos, e juguem perante nós: e disse Joab; levantem-se.

15 - Então se levantarão e passárão por conta, doze de Benjamin, de parta de Isboseth, filho de Saul; e doze dos servos de David.

16 - E cada qual lançou mão da cabeça hum do outro, e metteo-lhe a espada pela ilharga, e cahirão juntamente: donde se chamou aquelle lugar Helkath Hatsurim, que está junto a Gibeon.

17 - E houve aquelle dia huma mui ardua peleja: porem Abner e os varões de Israel forão feridos diante dos servos de David.

18 - E estavão ali os tres filhos de Tseruia, Joab e Abisai, e Asael: e Asael era ligeiro de pés, como huma das cabras monteses, que ha no campo.

19 - E Asael seguio empós de Abner: e não se desviou de seguir empós de Abner, nem á mão direita, nem a esquerda.

20 - E olhando Abner tras si, disse; es tu este, Asael? e disse elle, eu sou.

21 - Então lhe disse Abner, desvia-te á tua mão direita, ou á tua esquerda, e lança mão de hum dos mancebos, e toma-te seus vestidos: porem Asael se não quiz desviar de empós delle.

22 - Então Abner tornou a dizer a Asael; desvia te de empós de mim: porque ferindo te darei em terra? e como levantaria meu rosto perante teu irmão Joab?

23 - Porem não se querendo elle desviar, Abner o ferio com o conto da lança pela quinta costella, e a lança lhe sahio por de tras, e cahio ali, e morreo naquelle mesmo lugar: e foi que todos quantos chegavão ao lugar, aonde Asael cahira e morréra, se para vão.

24 - Porem Joab e Abisai seguirão empós de Abner: e o sol se pôs, chegando elles ao outeiro de Ammá, que está diante de Giah, junto ao caminho do deserto de Gibeon.

25 - E os filhos de Benjamin se ajuntárão empós de Abner, e fizérão hum esquadrão, e puzérão-se no cume de hum outeiro.

26 - Então Abner bradou a Joab, e disse; para sempre consumirá a espada? não sabes tu, que ao fim haverá amargura? e até quando não has de dizer ao povo, que se torne de seguir após seus irmãos.

27 - E disse Joab: vive Deos, que, se não houvéras fallado, ja desde pela manhã o povo se houvéra desviado de cada hum perseguir a seu irmão.

28 - Então Joab tocou a bozina, e todo o povo parou, e não seguirão mais empós de Israel: e tampouco pelejárão mais.

29 - Assim que Abner e seus varões toda aquella noite se forão pela campanha: e passando o Jordão, caminhárão por todo Bithron, e viérão a Mahanaim.

30 - Tambem Joab se tornou de empós de Abner, e ajuntou a todo o povo: e dos servos de David faltárão dez e nove varões, e Asael.

31 - Porem os servos de David ferirão de Benjamin, e dentre os varões de Abner, a trezentos e sessenta varões, que ali ficarão mortos.

32 - E levantárão a Asael, e sepultárão o na sepultura de seu pai, que estava em Bethlehem: e Joab e seus varões caminhárão toda aquella noite, e amanheceo-lhes em Hebron.