1 - E ACONTECEO depois d`isto, que Absalão se fez aparelhar carros e cavallos, e cincoenta homens, que corressem diante delle.

2 - Tambem Absalão se levantou pela manhã, e pôs-se a huma banda do caminho da porta: e era, que a todo varão que tinha alguma demanda, para vir ao Rei a juizo, Absalão o chamava a si, e lhe dizia, de que cidade es tu? e dizendo elle, de huma das tribus de Israel he teu servo:

3 - Então Absalão lhe dizia; vez aqui teus negocios são bons e rectos: porem não tens quem te ouça da parte d`el Rei.

4 - Dizia mais Absalão, ah, se me posessem por Juiz na terra! para que todo homem, que tivesse demanda ou causa alguma juridica, viesse a mim, para que lhe fizesse justiça.

5 - Era tambem que, quando alguem se chegava a elle, parainclinar-se elle, elle estendia sua mão, e pegava delle, e o beijava.

6 - E desta maneira fazia Absalão a todo Israel, que vinha ao Rei a juizo: assim Absalão furtava o coração dos varões de Israel.

7 - Aconteceo pois ao cabo de quarenta annos, que Absalão disse ao Rei, deixa me ir a pagar em Hebron meu voto, que votei a Jehovah.

8 - Porque morando eu em Gesur em Syria, teu servo votou hum voto, dizendo: se Jehovah outra vez me tornar a Jerusalem, servirei a Jehovah.

9 - Então lhe disse o Rei, vai em paz: levantou-se pois, e foi-se a Hebron.

10 - E enviãra Absalão espias por todas as tribus de Israel, a dizer: quando ouvirdes o som das trombetas, direis, Absalão reina em Hebron.

11 - E de Jerusalem forão com Absalão duzentos varões convidados, porem hião em sua simplicidade: porque nada sabião d`aquelle negocio.

12 - Tambem Absalão enviou por Achitophel o Gilonita do conselho de David, á sua cidade de Gilo; estando elle sacrificando seus sacrificios: e a conjuração se fortificava, e vinha o povo, e augmentava se com Absalão.

13 - Então veio hum mensageiro a David, dizendo: o coração de cada hum em Israel se vai após Absalão.

14 - Disse pois David a todos seus servos, que estavão com elle em Jerusalem; levantai-vos, e fujamos; porque não poderiamos escapar diante de Absalão: dai-vos pressa a caminhar, para que por ventura se não apresure, e nos alcançe, e lance sobre nos algum mal, e fira a cidade a fio de espada.

15 - Então os servos do Rei dissérão ao Rei: eis aqui teus servos estão prestes a tudo quanto eleger el Rei nosso Senhor.

16 - E sahio o Rei com toda sua casa a pé: deixou porem o Rei dez mulheres concubinas, para guardarem a casa.

17 - Havendo se pois sahido o Rei com todo o povo a pé, parárão-se em hum lugar longe.

18 - E todos seus servos hião a seu lado, como tambem todos os Cretheos, e todos os Pletheos: e todos os Getheos, seis centos homens, que viérão de Gath a pé, caminhavão diante do Rei.

19 - Disse pois o rei a Ithai, o Getheo, porque tu tambem irias com nosco? torna-te, e fica-te com o Rei; porque estranho es, e tambem te tornarás a teu lugar.

20 - Hontem vieste, e eu hoje te levaria comnosco a caminhar? pois força me he ir, aonde querque puder ir: torna-te pois, e torna a levar a teus irmãos comtigo, com beneficencia e fieldade.

21 - Respondeo porem Ithai ao Rei, e disse: vive Jehovah, e vive el Rei meu Senhor, que no lugar que estivei el Rei meu Senhor, seja para morte, seja para vida, ahi certamente estará tambem teu servidor.

22 - Então David disse a Ithai, vem pois e passa a diante: assim Ithai e Getheo passou, e todos seus varões e todas as crianças, que havia com elle.

23 - E toda a terra chorava em alta? vozes, indo todo o povo passando, tambem o Rei passou o ribeiro de Cedron, e passou todo o povo, em direito do caminho do deserto.

24 - E eis que tambem Zadok ali estava, e todos os Levitas com elle, que levavão a Arca do concerto de Deos, e posérão ali a Arca de Deos; e subiu Abiathar, até que todo o povo acabou de passar da cidade.

25 - Então disse o Rei a Zadok, torna a Arca de Deos á cidade: que se achar graça em os olhos de Jehovah, elle me tornará para lá, e m`a deixará ver a ella, e a sua habitação.

26 - Se porem assim disser, não tenho prazer em ti: eis-me aqui, faça de mim como parecer bem em seus olhos.

27 - Disse mais o Rei a Zadok sacerdote, por ventura tu não es o Vidente? torna-te pois em paz para a cidade: como tambem vossos dous filhos, Ahimaas teu filho, e Jonathan filho de Abiathar, comvosco.

28 - Vedes que me deterei nas campinas do deserto: até que me digão palavra alguma que venha de vosoutros.

29 - Assim tornou Zadok e Abiathar a Arca de Deos a Jerusalem; e ficárão se ali.

30 - E subio David pela subida dai oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça envolta; e caminhava a pés descalços: e todo o povo, que hia com elle, cubrira cada hum sua cabeça, e subião sem cessar chorando.

31 - Então fizérão saber a David, dizendo, tambem Achitophel está entre os que se conjurarão com Absalão: pelo que disse David; ó Jehovahenlouquece o conselho de Achitophel.

32 - E aconteceo que, chegando David ao cume, para adorar ali a Deos, eis que Husai o Archita lhe sahio ao encontro, com seu vestido rasgado, e terra sobre sua cabeça.

33 - E disse-lhe David: se passares comigo a diante, ser-me-has pesado.

34 - Porem se para a cidade tornares, e disseres a Absalão, eu serei, o rei, teu servo; bem foi d`antes servo de teu pai, mas agora serei teu servo: assim me dissiparias o conselho de Achitophel.

35 - E não estão ali comtigo Zadok e Abiathar, sacerdotes? e será que todas as cousas, que ouvires da casa do rei, farás saber a Zadok e a Abiathar sacerdotes.

36 - Eis que estão tambem ali com elles seus dous filhos, Ahimaás o de Zadok, e Jouathan o de Abiathar: assim por soa mão delles me mandaréis aviso de todas as cousas, que ouvirdes.

37 - Assim Husai amigo de David veio á cidade: e Absalão veio a Jerusalem.