1 - E ACHAB tinha setenta filhos em Samaria: e Jehu escreveo cartas, e enviou-as a Samaria aos Maioraes de Jizreel, aos Anciãos, e aos Aios de Achab, dizendo.

2 - Logo em chegando a vosoutros esta carta, pois estão com vosco os filhos de vosso Senhor: como tambem os carros, e os cavallos, e a cidade fortalecida, e as armas:

3 - Olhai pelo melhor e mais recto dos filhos de vosso Senhor, ao qual ponde sobre o trono de seu pai, e pelejai pela casa de vosso Senhor.

4 - Porem elles temérão muitissimo, e dissérão, eis que dous Reis não pudérão parar perante sua face: como parariamos nosoutros logo?

5 - Então o que tinha cargo da casa, e o que tinha cargo da cidade, e os Anciãos, e os Aios enviárão a Jehu, dizendo: teus servos somos, e tudo quanto nos disseres, faremos: a ninguem poremos por Rei, faze o que parecer bem em teus olhos.

6 - Então segunda vez lhes escreveo outra carta, dizendo: se sois meus, e ouvirdes minha voz, tomai as cabeças dos varões, filhos de vosso Senhor, e á manhã, a este tempo, vinde a mim a Jizreel: (e os filhos do Rei, setenta varões, estavão com os grandos da cidade, que os mantinhão.)

7 - Succedeo pois que chegada a carta a elles, tomarão aos filhos do Rei, e degolárão a setenta varões: e puzerão suas cabeças em cestos, e as mandárão-lhe a Jizreel.

8 - E hum mensageiro veio, e denunciou-lhe dizendo: trouxérão as cabeças dos filhos do Rei: e elle disse, ponde-as em dous montões á entrada da porta, até manhã.

9 - E foi que pela manhã, sahindo ellç, parou, e disse a todo o povo, justos sois vosoutros: eis que eu conspirei contra meu Senhor, e o matei; mas quem ferio a todos estes t

10 - Sabei pois agora, que da palavra de Jehovah, que Jehovah fallou contra a casa de Achab, nada cahirá em terra: porque Jehovah tem feito o que fallou pelo ministerio de seu servo Elias.

11 - Tambem Jehu ferio a todos os restantes da casa de Achab em Jizreel, como tambem a todos seus grandes, e a seus conhecidos, e a seus sacerdotes: até que nenhum lhe deixou ficar de resto.

12 - Então se levantou, e se partio, e se foi a Samaria: e estando no caminho em Beth-Eked dos pastores.

13 - Jehu achou aos irmãos de Achazias, Rei de Juda, e disse, quem sois vosoutros? e elles dissérão, os irmãos de Achazias somos; e descendemos a saudar aos filhos do Rei, e aos filhos da Rainha.

14 - Então disse elle, pegai delles vivos; e pegarão delles vivos: e degolárão os junto ao poço de Beth-Eked, a quarenta e dous varões; e a nenhum delles deixou de resto.

15 - E partindo se d`ali, encontrou a Jouãdab, filho de Recab, que lhe vinha ao encontro, ao qual saudou, e lhe disse; he teu coração recto, como meu coração com teu coração? e disse Jonadab, he, si he, dá-me a mão: e deu-lhe a mão; e félo subir comsigo no carro.

16 - E disse, vai comigo, e olha meu zelo para com Jehovah: e o puzérão em seu carro.

17 - E chagando a Samaria, ferio a todos os que ficarão de Achab em Samaria, até que o destruhio: conforme á palavra de Jehovah, que dissera a Elias.

18 - E ajuntou Jehu a todo o povo, e disse-lhes, pouco servio Achab a Baal: Jehu porem muito o servirá.

19 - Pelo que chamai-me agora a todos os Prophetas de Baal, a todos seus servos e a todos seus sacerdotes, nenhum falte; porque tenho hum grande sacrificio para Baal; todo aquelle, que faltar, não viverá: porem Jehu fazia isto com astucia, para destruir os servos de Baal.

20 - Disse mais Jehu, consagrai a Baal hum dia de prohibição; e o apregoárão.

21 - Tambem Jehu enviou por todo Israel; e todos os servos de Baal viérão, e nenhum varão delles ficou, que não viesse: e entrárão na casa de Baal, e encheo-se a casa de Baal de cabo a cabo.

22 - Então disse ao que tinha cargo do vestiario, tira as vestes para todos os servos de Baal; e tirou-lhes as vestes.

23 - E entrou Jehu com Jonadab, filho de Recab, na casa de Baal: e disse aos servos de Baal, enqueri e vede bem, que porventura nenhum dos servos de Jehovah aqui haja comvosco, senão sois os servos de Baal.

24 - E entrando elles a fazerem sacrificios e holocaustos. Jehu fóra se preparou oitenta varões, e disse-lhes, se escapar algum dos varões, que eu puz em vossas mãos, sua vida será pela delle.

25 - E foi que, acabando de fazerem o holocausto, disse Jehu aos de sua guarda, e aos Capitães, entrai, feri os, nenhum escape; e os ferirão a fio da espada: e os da guarda, e os Capitães, os lançárão fóra; então se forão á cidade, á casa de Baal.

26 - E tirárão as estatuas da casa de Baal, e as queimárão.

27 - Tambem quebrárão a estatua de Baal: e derribárão a casa de Baal, e fizérão della privadas, até o dia de hoje.

28 - E assim Jehu a Baal destruhio de Israel.

29 - Porem não se apartou Jehu de seguir os peccados de Jerobeam, filho de Nebat, que fez peccar a Israel: a saber dos bezerros de ouro, que em Bethel, e que em Dan estavão.

30 - Pelo que disse Jehovah a Jehu, porquanto bem te houveste em fazer o que he recto em meus olhos, e conforme a tudo quanto eu tinha em meu coracão, fizeste á casa de Achab: teus filhos até a quarta geração se assentarão em o throno de Israel.

31 - Mas Jehu não attentou em andar com todo seu coração na lei de Jehovah Deos de Israel: nem se apartou dos peccados de Jerobeam, que fez peccar a Israel.

32 - Naquelles dias começou Jehovah a diminuir em Israel: porque Hazael os ferio em todos os termos de Israel.

33 - Desdo Jordão até o nascimento do Sol, a toda a terra de Gilead, dos Gaditas, e dos Rubenitas, e dos Manassitas: desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Amon, e a Gilead, e a Basan.

34 - Ora o de mais dos successos de Jehu, e tudo quanto fez, e todo seu poder: porventura não está escrito no livro das Chronicas de Israel?

35 - E Jehu dormio com seus pais, e o sepultárão em Samaria: e Joachaz, seu filho, reinou em seu lugar.

36 - E os dias, que Jehu reinou sobre Israel em Samaria, forão vinte e oito annos.