1 - ENTÃO todo o povo tomou a Uzias, (que então era de idade de dez e seis annos:) e o fizérão Rei em lugar de seu pai Amasias.

2 - Este edificou a Elod, e a tornou a Jada: depois do Rei dormir com seus pais.

3 - De idade de dez e seis annos era Uzias, quando reinou; e cincoenta e cinco annos reinou em Jerusalem: e era o nome de sua mai, Jecholia, de Jerusalem.

4 - E fez o que era recto em olhos de Jehovah: conforme a tudo o que fizéra Amasias seu pai.

5 - Porque deu-se a buscar a Deos nos dias de Zacharias, entendido nas visões de Deos; e em os dias, que buscou a Jehovah, Deos o fez prosperar.

6 - Porque sahio, e guerreou contra os Philisteos, e quebrou o muro de Gath, e o muro de Jabne, e o muro de Asdod: e edificou cidades em Asdod, e entre os Philisteos.

7 - E Deos o ajudou contra os Philisteos, e contra os Arabios, que habitarão em Gur-Baal, e contra os Meunitas.

8 - E os Ammonitas derão presentes a Uzias: e seu nome foi divulgado até a entrada de Egypto; porque se fortificou altamente.

9 - Tambem Uzias edificou torres em Jerusalem á porta do canto, e á porta do valle, e junto aos cantos: e as fortificou.

10 - Tambem edificou torres no deserto, e cavou muitos poços; porquanto tinha muito gado, assim nos valles, como nas campinas: lavradores e vinheiros, nos montes e nos campos fertiles; porque era amigo da agricultura.

11 - Tinha tambem Uzias hum exercito de homens destros na guerra, que sahião ao exercito em tropas, segundo o numero de sua mostra, por mão de Jeiel Chanceler, e Maasejas Official: debaixo da mão de Hananjas, hum dos Principes do Rei.

12 - Todo o numero dos cabeças dos pais, herões valentes, era dous mil e seis centos.

13 - E debaixo de sua mão havia hum exercito guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que se adextravão para a guerra com força bellicosa: para ajudar ao Rei contra os inimigos.

14 - E preparou-lhes Uzias, para todo o exercito, escudos, e lanças, e capacetes, e couraças, e arcos: e até fundas de atirar pedras.

15 - Tambem fez em Jerusalem obras artificiosas de invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem com frechas e com grandes pedras: assim que seu nome mui longe se estendeo; porque maravilhosamente foi ajudado,até que se fortificou.

16 - Havendo-se porem ja fortificado, seu coração se exalçou até se corromper; e prevaricou contra Jehovah seu Deos: porque entrou no Templo de Jehovah, para queimar perfumes no Altar do perfume.

17 - Porem o Sacerdote Azarias entrou após elle: e com elle oitenta Sacerdotes de Jehovah, varões valentes.

18 - E resistirão ao Rei Uzias, e dissérão-lhe; a ti Uzias não compéte perfumar a Jehovah, senão aos Sacerdotes filhos de Aaron, que são consagrados para perfumar, sahe-te do Santuario; porque prevaricaste; e isto te não será para honra de parte de Jehovah Deos.

19 - Então Uzias se indignou, que tinha o perfume para perfumar em sua mão: indignando-se elle pois contra os Sacerdotes, a lepra lhe sahio á testa perante os Sacerdotes, na casa de Jehovah, junto ao Altar do perfume.

20 - Então o Summo Pontifice Azarias olhou para elle, como tambem todos os Sacerdotes, e eis que ja estava leproso em sua testa, e apresuradamente o rempuxárão dali: e até elle mesmo foi impellido a sahir, porquanto Jehovah O ferira.

21 - Assim o Rei Uzias foi leproso em huma casa separada, porque fora excluido da casa Jehovah: e Jotham seu filho tinha cargo da casa do Rei, julgando ao povo da terra.

22 - Quanto ao de mais dos successos de Uzias, assim os primeiros, como os derradeiros: o Propheta Esaias, filho de Amos, o escreveo.

23 - E dormio Uzias com seus pais, e o sepultárão com seus pais no campo do sepulcro que era dos Reis; porque dissérão; leproso he: e Jotham seu filho reinou em seu lugar.