1 - SENDO Amasias de idade de vinte e cinco annos, reinou, e reinou vinte e nove annos em Jerusalem: e era o nome de sua mai, Joadan, de Jerusalem.

2 - E fez o que era recto em olhos de Jehovah: porem não com inteiro coração.

3 - Succedeo pois que, sendo-lhe o reino ja confirmado, matou a seus servos, que ferirão ao Rei seu pai.

4 - Porem não matou a seus filhos: fez porem como na Lei esta escrito no livro de Moyses, aonde Jehovah mandou, dizendo: não morrerão os pais pelos filhos, nem os filhos morrerão pelos pais; mas cada qual morrerá por seu peccado.

5 - E Amasias ajuntou a Juda, e os pôz segundo as casas dos pais, por Maioraes de milhares, e por Maioraes de centenas, por todo Juda e Benjamin: e fez-lhes passar mostra, de vinte annos e a riba, e achou delles trezentos mil de escolha, que sahião ao exercito, e jogavão de lança e rodela.

6 - Tambem de Israel tomou a soldo, cem mil herões valentes, por cem talentos de prata.

7 - Porem hum varão de David veio a elle, dizendo; ah Rei, não deixes ir comtigo ao exercito de Israel: porque Jehovah não he com Israel, nem com todos os filhos de Ephraim.

8 - Se porem fores, faze o, esforça-te para a peleja: Deos te fará cahir diante do inimigo; porque força ha em Deos, para ajudar e para fazer cahir.

9 - E disse Amasias ao varão de Deos, que se fará pois dos cem talentos de prata, que dei ás tropas de Israel? e disse o varão de Deos, mais tem Jehovah que te dar, do que isto.

10 - Então separou Amasias as tropas que viérão a elle de Ephraim, para que se fossem a seu lugar: pelo que sua ira muito se encendeo contra Juda, e tornárão-se a seu lugar em ardor de ira.

11 - Esforçou-se pois Amasias, e a seu povo guiou fora, e foi-se ao valle do sal: e ferio dos filhos de Seir dez mil.

12 - Tambem os filhos de Juda prenderão vivos dez mil, e os trouxérão a o cume da rocha: e do mais alto da rocha os lançarão d`alt` adaixo, e todos arrebentarão.

13 - Porem os varões das tropas, que Amasias despedira, para que não fossem com elle á peleja, derão sobre as cidades de Juda, desde Samaria, até Beth-Horon: e ferirão delles tres mil, e saqueárão grande despojo.

14 - E succedeo que depois que Amasias veio da matança dos Edomitas, e trouxéra comsigo os deoses dos filhos de Seir, tomou os por seus deoses: e postrou-se diante delles, e queimou-Ihes perfumes.

15 - Então a ira de Jehovah se encendeo contra Amasias: e mandou-lhe hum Propheta, que lhe disse; porque buscaste deoses de povo, que a seu povo não livrárão de tua mão?

16 - E foi que fallando-lhe elle, lhe respondeo; puzérão-te por conselheiro d`el Rei? deixa-te, porque te feririão? então o Propheta deixou, e disse; bem vejo eu, que ja Jehovah deliberou de destruir-te; porquanto fizeste isto, e não déste ouvidos a meu conselho.

17 - E tendo Amasias Rei de Juda conselho, enviou a Joas filho de Joachaz, filho de Jehu, Rei de Israel, a dizer: vem, vejamos nós cara a cara.

18 - Porem Joas, Rei de Israel, mandou dizer a Amasias, Rei de Juda; o cardo que está no Libano, mandou dizer ao Cedro, que está no Libano; dá tua filha a meu filho por mulher: porem os animaes do campo, que estão no Libano, passárão e atropelárão ao cardo.

19 - Tu dizes; eis que tenho ferido aos Edomitas; pelo que teu coração te exaltou, para gloriar: agora pois fica em tua casa; porque te entremeterias no mal, para que cahisses tu, e Juda comtigo?

20 - Porem Amasias lhe não deu ouvidos: porque isto vinha de Deos, para os dar em suas mãos: porquanto buscárão aos deoses dos Edomitas.

21 - Assim que Joas, Rei de Israel, subio; e elle, e Amasias, Rei de Juda se virão cara a cara em Beth-Semes, que está em Juda.

22 - E Juda foi ferido diante de Israel: e forão-se cada qual a suas tendas.

23 - E Joas, Rei de Israel, prendeo a Amasias Rei de Juda, filho de Joas, o filho de Joachaz, em Beth-Semes: eo trouxe a Jerusalem; e deribou o muro de Jerusalem, desda porta de Ephraim até á porta do canto, quatro centos covados.

24 - Tambem tomou todo o ouro, e a prata, e todos os vasos que se acharão na casa de Deos com Obed-Edom, e os thesouros da casa do Rei, e os refens: e tornou-se a Samaria.

25 - E viveo Amasias filho de Joas, Rei de Juda. depois da morte de Joas filho de Joachaz,Rei de Israel,quinzeannos.

26 - Quanto ao de mais dos successos de Amasias, assim os primeiros, como os derradeiros: eis que porventura não está escrito no livro dos Reis de Juda e Israel?

27 - E desdo tempo que Amasias se desviou de após Jehovah, conspirarão contra elle em Jerusalem, porem elle fugio a Lachis: então enviárão após elle a Lachis, e o matárão ali.

28 - E o trouxérão sobre cavallos: e o sepultárão com seus pais na cidade de Juda.