1 - AOS dez e oito annos o Rei Jerobeam, reinou Abias sobre Israel.

2 - Tres annos reinou em Jerusalem; e era o nome de sua mai, Michaia, filha de Uriel de Gibea: e houve guerra entre Abias e Jerobeam.

3 - E Abias ordenou a peleja com hum exercito de herões bellicosos, de quatro centos mil varões escolhidos: e Jerobeam compoz contra elle a batalha de oito centos mil varões escolhidos, todos herões valentes.

4 - E Abias se levantou de sobre o monte de Zemaraim, que está na montanha de Ephraim; e disse; ouvi-me, Jerobeam e todo Israel.

5 - Porventura vos não convem saber, que Jehovah Deos de Israel deu o reino sobre Israel a David para sempre: a elle e a seus filhos, com aliança de sal?

6 - Com tudo se levantou Jerobeam, filho de Nebat, servo de Salamão filho de David: e rebellou-se contra seu Senhor.

7 - E ajuntárão-se a elle homens vadios, filhos de Belial; e fortificárão-se contra Rehabeam, filho de Salamào: sendo Rehabeam ainda mancebo, e tenro de coração, e não se podia esforçar contra elles.

8 - E agora cuidais de esforçar-vos contra o Reino de Jehovah, que está em mão dos filhos de David: bem sois vos huma grande multidão; porem tendes comvosco os bezerros de ouro, que Jerobeam vos fez por deoses.

9 - Não lançastes vós fora aos Sacerdotes de Jehovah, os filhos de Aaron, e aos Levitas: e fizestes para vosoutros Sacerdotes, como as gentes das outras terras? qualquer que vem a consagrar-se com hum novilho filho de vaca, e sete carneiros, logo se faz Sacerdote d`aquelles que não são deoses.

10 - Porem, quanto a nós, Jehovah he nosso Deos, e nunca o deixámos: e os Sacerdotes, que ministrão a Jehovah, são os filhos de Aaron, e os Levitas estão em obra.

11 - E encendem holocaustos a Jehovah cada manhã e cada tarde, como tambem perfumes de especiarias aromaticas, com a disposição dos paens sobre a mesa limpa, e o castiçal de ouro, e suas candeas, para arderem cada tarde; porque nós temos cuidado da guarda de Jehovah nosso Deos; porem vosoutros o deixastes.

12 - Pelo que eis que Deos está comnosco na dianteira, e seus Sacerdotes tambem, tocando com as trombetas, para tocar alarma contra vos, ó filhos de Israel; não pelejeis contra Jehovah, Deos de vossos pais; porque não prosperareis.

13 - Mas Jerobeam fez huma emboscada do redor, para darem sobre elles por de tras: assim que estavão diante de Jnda, e a emboscada por de tras delles.

14 - Então Juda olhou, e eis que tinhão a peleja diante e de tras; então clamarão a Jehovah: e os Sacerdotes tocarão as trombetas.

15 - E os varões de Juda gritárão alarma: e foi que, gritando os varões de Juda alarma, Deos ferio a Jerobeam e a todo Israel diante de Abias e Juda.

16 - E os filhos de Israel fugirão de diante de Juda: e Deos os deu em suas mãos.

17 - Assim que Abias e seu povo fez grande estrago entre elles: porque cahirão feridos de Israel quinhentos mil varões escolhidos.

18 - Assim os filhos de Israel forão abatidos naquelle tempo: e os filhos de Juda se fizérão poderosos; porque estribarão sobre Jehovah, Deos de seus pais.

19 - E Abias seguio apos Jerobeam: e tomou-lhe cidades, e Bethel com os lugares de sua jurdição, e a Jesana com os lugares de sua jurdição: e a Ephron com os lugares de sua jurdição.

20 - E Jerobeam não reteve mais nenhuma força em dias de Abias: porem Jehovah o ferio, do que morreo.

21 - Assim Abias se fortificou, e tomou para si catorze mulheres: e gerou vinte e dous filhos, e dez e seis filhas.

22 - O de mais pois dos successos de Abias, assim seus caminhos, como suas palavras: está escrito na historia do Propheta Iddo.