1 - E FALECEO Samuel, e todo Israel se ajuntou, e o prantearão, e o sepultarão em sua casa, em Rama: e David se levantou, e descendeo ao deserto de Paran.

2 - E havia hum varão em Maon, que tinha seu trato no Carmelo; e era este varão mui poderoso, e tinha tres mil ovelhas e mil cabras: e estava tosquiando suas ovelhas no Carmelo.

3 - E era o nome deste varão, Nabal, e o aome de sua mulher, Abigail: e era a mulher de bom entendimento, e formosa de vista; porem o varão era aspero, e malino de obras, e era Calebita.

4 - E ouvindo David no deserto, que Nabal tosquiava suas ovelhas:

5 - Enviou David dez mancebos, e disse aos mancebos, subi ao Carmelo, e vindo a Nabal, perguntai-lhe em meu nome, como está.

6 - E assim direis a aquelle prospero; paz tenhas, e tua casa tenha paz, e tudo que tens, tenha paz!

7 - Agora pois tenho ouvido, que tens tosquiadores: ora os pastores que tens, estivérão comnosco, agravo nenhum lhes fizemos, nem cousa alguma lhes faltou, todos os dias que estiverão no Carmelo.

8 - Pergunta a teus mancebos, e elles t`o dirão; estes mancebos pois achem graça em teus olhos, por quanto viemos em bom dia: dá pois a teus servos, e a David teu filho, o que achar tua mão.

9 - Chegando pois os mancebos de David, e fallando a Nabal todas aquellas palavras em nome de David, parárão.

10 - E Nabal respondeo aos criados de David, e disse; quem he David, e quem o filho de Isai? muitos servos ha hoje, que cada hum se arranca de seu Senhor.

11 - Tomaria eu pois meu pão, e minha agua, e minha degolada rez, que degolei para meus tosquiadores, e o daria a varões, que não sei d`onde são?

12 - Então os mancebos de David se tornarão a seu caminho: e voltárão e viérão, e denunciárão-lhe tudo conforme a todas estas palavras.

13 - Pelo que disse David a seus varões, cada qual se cinja sua espada; e cada qual se cingio sua espada, e cingio tambem David a sua: e subirão após David como até quatro centos varões, e duzentos se ficarão com a bagagem.

14 - Porem hum mancebo dos mancebos o denunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: eis que David enviou mensageiros desd`o deserto, a saudar nosso amo; porem elle os agravou.

15 - Todavia mui bons varões estes nos forão, e nunca fomos agravado delles, e nada nos faltou em todos os dias que conversámos com elles, quando estavamos no campo.

16 - De muro ao redor nos servirão assim de dia, como de noite: todos os dias que andamos com elles, apascentando as ovelhas.

17 - Attenta pois agora, e vê o que has de fazer; que ja de todo concluido está o mal contra nosso amo, e contra toda sua casa: e elle he tam grande filho de Belial, que não ha quem lhe possa fallar.

18 - Então Abigail se apresurou, e tomou duzentos paens, e dous odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem fiados de uvas passadas, e duzentas maças de figos passados, e os pós sobre asnos.

19 - E disse a seus mancebos, ide diante de mim, eis que logo após vosoutros me vou: o que porem não declarou a seu marido Nabal.

20 - E foi que, subindo ella em hum asno, descendeo ao encuberto do monte; e eis que David e seus varões lhe vinhão ao encontro: e encontrou com elles.

21 - E dissera David; na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem: e elle me pagou mal por bem.

22 - Assim faça Deos aos inimigos de David, e assim lhes acrecente: que não deixarei até amanhã de tudo quanto tem, o que ourine á parede.

23 - Vendo pois Abigail a David, apresurou-se, e descendeo do asno, e lançou-se perante a face de David sobre seu rosto, e inclinou-se á terra.

24 - E lançou-se a seus pés, e disse: ah Senhor meu, minha seja a prevaricação: deixa pois fallar tua serva a teus ouvidos, e ouve as palavras de tua serva.

25 - Senhor meu agora não ponha seu coração neste varão de Belial, em Nabal; porque tal he elle, qual seu nome he; Nabal he seu nome, e a doudice está com elle: e eu tua serva não vi aos mancebos de meu Senhor, que enviaste.

26 - Agora pois, Senhor meu, vive Jehovah, e vive tua alma, que Jehovah te impedio de vires com sangue, e de que tua mão te salvasse: e agora, taês, qual Nabal, sejão teus inimigos, e os que procurão mal contra meu Senhor.

27 - E agora esta he a benção, que tua serva trouxe a meu Senhor: dé-se aos mancebos, que andão após as pegadas de meu Senhor.

28 - Perdoa pois a tua serva esta prevaricação: porque certamente fará Jehovah casa firme a meu Senhor; porquanto meu Senhor guerrea as guerras de Jehovah, e mal se não tem achado em ti desde teus dias.

29 - E levantando-se varão algum a perseguir-te, e a procurar tua morte: então a vida de meu Senhor será atada no feixe dos que vivem com Jehovahteu Deos; porem a vida de teus inimigos se lançará ao longe, desdo meio do concavo da funda.

30 - E será que, usando Jehovah com meu Senhor conforme a todo o bem, que ja tem dito de ti; e que te mandar que sejas Guia em Israel:

31 - Então, Senhor meu, não te será por tropeço, nem por bater do coração, o sangue que sem causa derramares, nem tam pouco o haver-se salvado meu Senhor a si mesmo: e quando Jehovah fizer bem a meu Senhor, então lembra te de tua serva.

32 - Então David disse a Abigail: bemdito Jehovah Deos de Israel, que te enviou o dia de hoje, a encontrar comigo.

33 - E bemdito teu conselho, e bemdita tu, que o dia de hoje me estorvaste de vir com sangue, e de que minha mão me salvasse.

34 - Porque na verdade, vive Jehovah Deos de Israel, que me impedio de fazer-te mal, que se te não houvéras apresurado, e me não viéras ao encontro, a Nabal até a luz da manhã nenhum ficára, o que ourine á parede.

35 - Então David tomou de sua mão o que lhe trouxe, e disse-lhe: sube em paz a tua casa, vés aqui que tenho dado ouvidos a tua voz, e tenho aceitado tua face.

36 - E vindo Abigail a Nabal, eis que tinha convite em sua casa, como convite de rei; e o coração de Nabal estava alegre nelle, e elle ja mui borracho: pelo que não lhe deu a entender nenhuma palavra, pequena nem grande, até a luz da manhã.

37 - Succedeo pois que pela manhã, havendo ja sahido o vinho de Nabal, sua mulher lhe deu a entender aquellas palavras: e seu coração se amorteceo nelle, e elle se ficou como pedra.

38 - E aconteceo que, passados quasi dez dias, Jehovah ferio a Nabal, que morreo.

39 - E ouvindo David, que Nabal morréra, disse, bemdito seja Jehovah, que litigou o litigio de minha affronta da mão de Nabal, e a seu servo deteve do mal; e Jehovah fez tornar o mal de Nabal sobre sua cabeça: e mandou David fallar a Abigail, para tomala por sua mulher.

40 - Vindo pois os criados de David a Abigail ao Carmelo, fallárão-lhe, dizendo: David nos tem mandado a ti, a tomarte por sua mulher.

41 - Então ella se levantou, e se inclinou com o rosto á terra: e disse, eis aqui tua serva servirá de criada, para lavar os pés dos criados de meu Senhor.

42 - E Abigail se apresurou, e se levantou, e subio a hum asno, com suas cinco moças, que seguião suas pisadas: e ella seguio aos mensageiros de David, e foi sua mulher.

43 - Tambem tomou David a Ahinoam de Jizreel: e tambem ambas forão suas mulheres.

44 - Porque Saul tinha dado sua filha Michal, mulher de David, a Palti, filho de Lais, o qual era de Gallim.