1 - ENTÃO veio David a Nob ao sacerdote Achimelech: e Achimelech tremendo sahio ao encontro a David, e disse-lhe; porque vens só, e varão nenhum comtigo?

2 - E disse David ao sacerdote Achimelech; el Rei me encomendou hum negocio, e disse-me; ninguem saiba deste negocio, a que eu te enviei, e te mandei: quanto aos mancebos, apontei-lhes o lugar de bum tal.

3 - Agora pois, que tens á mão? dáme cinco paens em minha mão, ou o que se achar.

4 - E respondeo o sacerdote a David, e disse; não tenho pão commum á mão: ha porem pão sagrado, se ao menos os mancebos se abstivérão das mulheres.

5 - E respondeo David ao sacerdote, e disse-lhe; si em boa fé, as mulheres se nos vedarão desde hontem e ante-hontem, quando me sahi, e os vasos dos mancebos são santos: e em alguma maneira he pão commum, quanto mais que hoje se santificará outro nos vasos.

6 - Então o sacerdote lhe deu o pão sagrado: porquanto não havia ali outro pão, senão os paens da proposição, que se tirarão de diante da face de Jehovah, para pôr ali pão quente, o dia que aquelle se tirasse.

7 - Estava porem ali aquelle dia hum dos criados de Saul, retirado perante a face de Jehovah, e era seu nome Doeg, Edumeo o mais possante entre os pastores, que Saul tinha.

8 - E disse David a Achimelech; não tens aqui á mão lança ou espada alguma? porque não tomei em minha mão nem minha espada, nem minhas armas; porquanto o negocio d`el Rei era apressado.

9 - E disse o sacerdote, a espada de Goliath, o Philisteo, que tu feriste no valle do carvalho, eis que aquella aqui esta envolta em hum pano de trás do Ephod; se t`a queres tomar, toma-a, porque nenhuma outra ha aqui, senão aquella: e disse David; não ha outra semelhante, dá-m`a.

10 - E David se levantou, e fugio aquelle dia de diante de Saul: e veio se a Achis, rei de Gath.

11 - Porem os criados de Achis lhe dissérão; não he este David o rei da terra? não se cantava d`este nas danças, dizendo: Saul ferio seus miles, porem David seus dez miles?

12 - E David pôs estas palavras em seu coração: e temeo muito diante de Achis, rei de Gath.

13 - Pelo que mudou seu sembrante perante seus olhos delles, e se fez doudo entre suas mãos: e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr sua baba por sua barba.

14 - Então disse Achis a seus criados: eis que bem vedes que este homem está furioso, porque m`o trouxestes a mim?

15 - Faltão-me a mim doudos, para que trouxesseis a este, a que fizesse doudices perante mim? este viria a minha casa?