1 - E OS Philisteos ajuntárão seus arraies para a guerra, e congregarão se em Soco, que está em Juda: e alojárão-se entre Soco e Azeka, no termo de Dammim.

2 - Porem Saul e os varões de Israel se ajuntárão e alojárão no valle do carvalho: e ordenárão a batalha contra os Philisteos.

3 - E os Philisteos estavão em hum monte da banda d`alem, e os Israelitas estavão em outro monte da banda d`aquem: e o valle estava entre elles.

4 - Então sahio do arraial dos Philisteos hum varão guerreiro, cujo nome era Goliath, de Gath: que tinha de altura seis covados e hum palmo.

5 - E tinha hum capacete de bronze em sua cabeça, e vestia huma couraça de escamas: e era o peso da couraça cinco mil siclos de bronze.

6 - E grevas de bronze por cima de seus pés: e hum escudo de bronze entre seus hombros.

7 - E a astea de sua lança era como orgão de tecelão, e o ferro de sua lança de seis centos siclos de ferro: e o escudeiro hia diante delle.

8 - E parou, e clamou aos esquadrões de Israel, e disse-lhes; para que sahirieis a ordenar batalha? não sou eu Philisteo, e vós servos de Saul? escolhei dentre vós hum varão, que descenda a mim.

9 - Se poder pelejar comigo, e me ferir; a vós seremos por servos: porem se eu o vencer, e o ferir; então-a nós sereis por servos, e nos servireis.

10 - Disse maiso Philisteo; hoje afrontei aos esquadrões de Israel, dizendo: dai-me hum varão, para que ambos pelejemos.

11 - Ouvindo então Saul e todo Israel estas palavras do Philisteo, espantárão-se, e temerão muito.

12 - E David era filho de hum varão Ephrateo, de Bethlehem de Juda, cujo nome era Isai, que tinha oito filhos: e em dias de Saul era este varão javelho, e vindo em grande idade entre os homens.

13 - E os tres filhos maiores de Isai forão e seguirão a Saul á guerra: e erão os nomes de seus tres filhos, que se forão á guerra, Eliab o primogenito, e o segundo delle Abinadab, e o terceiro Samma.

14 - E David era o menor: e os tres maioraes seguirão a Saul.

15 - David porem se foi, e se tomou de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Bethlehem.

16 - Chegava-se pois o Philisteo pela manhã, e á tarde: e apresentou-se por quarenta dias.

17 - E disse Isai a David seu filho; toma ora para teus irmãos hum Epha deste grão tostado, e estes dez paens: e correndo os leva ao arraial, a teus irmãos.

18 - Porem estes dez queijos de leite leva ao Maioral de mil: e visitarás a teus irmãos, a ver se lhes vai bem, e tomarás prendas delles.

19 - E estavão Saul, e elles, e todos os varões de Israel no valle do carvalho, pelejando com os Philisteos.

20 - David então de madrugada se levantou pela manhã, e deixou as ovelhas no ovelheiro, e carregou se d`aquillo, e partio-se, como Isai lhe mandara: e chegou a carruagem, quando ia o arraial sahia em ordem de batalha, e a gritos chamavão á peleja.

21 - E os Israelitas e Philisteos se puzérão em ordem, esquadrão contra esquadrão.

22 - E David deixou a carga de sobre si em mão do guarda da bagagem, e correo á batalha; e chegando, perguntou a seus irmãos, se estavão bem.

23 - E estando elle ainda fallando com elles, eis que vinha subindo do exercito dos Philisteos o varão guerreiro, cujo nome era Goliath o Philisteo, de Gath, e fallou conforme a aquellas palavras: e David as ouvio.

24 - Porem todos os varões em Israel, em vendo a aquelle varão, fugião de diante delle, e temião grandemente.

25 - E dizião os varões de Israel; vistes a aquelle varão, que subio? pois subio para afrontar a Israel: será pois que ao varão que o ferir, el rei o enriquecerá com grandes riquezas, e lhe ará sua filha, e fará franca a casa de seu pai em Israel.

26 - Então fallou David aos varões, que estavão com elle, dizendo; que farão a aquella varão, que ferir a este Philisteo, e tirar a afronta de sobre Israel? porque, quem he este incircunciso Philisteo, para afrontar aos esquadrões do Deos vivente?

27 - E o povo lhe tornou a fallar conforme a aquella palavra, dizendo: assim farão ao varão, que o ferir.

28 - E ouvindo Eliab seu irmão maior fallar a aquelles varões, encendeo-se a ira de Eliab contra David, e disse; a que descendeste aqui? e a quem deixaste aquellas poucas ovelhas no deserto? bem conheço tua presunção, e a maldade de teu coração, que descendeste para ver a peleja.

29 - Então disse David, que fiz agora? por ventura não ha razão para isso?

30 - E desviou-se delle para outro, e fallou conforme a aquella palavra: e o povo lhe tornou a responder conforme as primeiras palavras.

31 - E ouvidas as palavras, que David havia fallado, denunciárão-as a Saul, e mandou em busca delle.

32 - E David disse a Saul; a nenhum varão desfaleça o coração por causa delle: teu servo irá, e pelejará com este Philisteo.

33 - Porem Saul disse a David; contra este Philisteo não poderás ir a pelejar com elle: pois tu ainda es moço e elle homem de guerra desde sua mocidade.

34 - Então disse David a Saul; teu servo apascentava as ovelhas de seu pai: e vinha hum leão e hum urso, e tomava huma ovelha do rebanho.

35 - E eu sahia após elle, e o feria, e a livrava de sua boca: e levantandose elle contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria, e o matava.

36 - Assim feria teu servo ao leão, como ao urso: assim este incircunciso Philistco será como hum delles; por quanto affrontou aos esquadrões do Deos vivente.

37 - Disse mais David; Jehovah, que me livrou da mão do leão, e da do urso, elle me livrará de mão deste Philisteo: então disse Saul a David, vai embora, e Jehovah seja comtigo.

38 - E Saul vestio a David de seus vestidos, e pôs-lhe sobre a cabeça hum capacete de bronze: e vestio-lhe huma couraça.

39 - E David se cingio sua espada sobre seus vestidos, e começou a andar: porque nunca o havia experimentado; então disse David a Saul; não posso andar com isto, pois nunca o experimentei: e David tirou aquillo de sobre si.

40 - E tomou seu cajado em sua mão, e escolheo-se cinco seixos do ribeiro, e pólos no alforge pastoril, que trazia, a saber no çurrão, e lançou mão de sua funda: e foi-se chegando ao Philisteo.

41 - O Philisteo tambem veio, e se vinha chegando a David: e seu pagem de escudo hia diante delle.

42 - E olhando o Philisteo, e vendo a David, o desprezou: porquanto era mancebo, ruivo, e gentilhomem de vista.

43 - Disse pois o Philisteo a David; sou eu cão, que te vens a mim com paos? e o Philisteo amaldiçoou a David por seus Deoses.

44 - Disse mais o Philisteo a David: vem te a mim, e darei tua carne a as aves do ceo, e aos animaes do campo.

45 - David porem disse ao Philisteo; tu te vens a mim com espada, e com lança, e com escudo: porem eu me venho a ti em nome de Jehovah dos exercitos, o Deos dos esquadrões de Israel, a quem tens affrontado.

46 - O dia de hoje Jehovah te fechará em minha mão, e ferir-te-hei, e te tirarei a cabeça, e os corpos do arraial dos Philisteos o dia de hoje darei a as aves do ceo, e aos animaes da terra: e toda a terra saberá, que ha Deos em Israel.

47 - E toda esta congregação ha de saber, que Jehovah salva nem com espada, nem com lança: porque de Jehovah he a guerra, e vos dará em nossas mãos.

48 - E foi que, levantando-se o Philisteo, e indo a encontrar-se com David, David se apressou, e correo ao combate, a encontrar-se com o Philisteo.

49 - E David metteo sua mão no alforge, e tomou d`ali huma pedra, e com a funda lh`a atirou, e ferio ao Philisteo na testa: e a pedra se lhe encravou na testa, e cahio sobre seu rosto em terra.

50 - Assim David sobrepujou ao Philisteo com huma funda e numa pedra, e ferio ao Philisteo, eo mantou: sem que David tivesse huma espada na mão.

51 - Pelo que correo David, e se pós sobre o Philisteo, e tomou sua espada, e arrancou-a de sua bainha, e o matou, e cortou-lhe com ella a cabeça: vendo então os Philisteos, que seu valentão era morto, fugirão.

52 - Então os varões de Israel e Juda se levantárão, e jubilárão, é seguirão aos Philisteos, ate chegares ao valle, e até as portas de Ekron: e cahirao feridos dos Philisteos pelo caminho de Saaraim até Gath, e até Ekron.

53 - Então os filhos de Israel se tornarão de tam furiosamente seguir aos Philisteos: e despojárão seus arraiaes.

54 - E David tomou a cabeça do Philisteo, e a trouxe a Jerusalem: porem suas armas pós em sua tenda.

55 - Vendo porem Saul sahir a David a encontrar-se com o Philisteo, disse a Abner, o Maioral do exercito; cujo filho he este mancebo, Abner; e disse Abner? vive tua alma, o rei, que o não sei.

56 - Disse então o rei: pergunta pois, cujo filho seja este mancebo.

57 - Tomando pois David de ferir ao Philisteo, Abner o tomou consigo, e o trouxe perante Saul: trazendo elle em sua mão a cabeça do Philisteo.

58 - E disse-lhe Saul; cujo filho és, mancebo? e disse David: filho de teu servo Isai Rethlehemita.