1 - HUM anno havia estado Saul em seu reinado: e o segundo anno reinou sobre Israel.

2 - Então Saul se escolheo tres mil varões de Israel; e estavão com Saul dous mil em Mikmas, e na montanha de Bethel, e mil estavão com Jonathan em Gibea de Benjamin: e ao resto do povo despedio, cada qual para sua casa.

3 - E Jonathan ferei a guarnição dos Philisteos, que havia em Gibea; o que os Philisteos ouvirão: pelo que Saul tocou a trombeta por toda a terra, dizendo, oução-o os Hebreos.

4 - Então todo Israel ouvio dizer, Saul ferio a guarnição dos Philisteos, e tambem Israel se fez feder aos Philisteos: então o povo foi convocado após Saul em Gilgal.

5 - E os Philisteos se ajuntárão para pelejar contra Israel, trinta mil carros, e seis mil cavalleiros, e povo em multidão como a area, que está á borda do mar: e subirão, e em campo se posérão em Mikmas, ao Oriente de Beth-Aven.

6 - Vendo pois os varões de Israel, que estavão em angustia; (porquanto o povo estava apertado:) o povo se escondeo pelas cavernas, e pelos espinhaes, e pelos penhascos, e pelas fortificações, e pelas cavas.

7 - E os Hebreos passarão o Jordão para a terra de Gad e Gilead: e estando Saul ainda em Gilgal, todo o povo veio apos elle tremendo.

8 - E esperou sete dias, até o tempo que Samuel determinara; não vindo porem Samuel a Gilgal, o povo se delle espalhava.

9 - Então disse Saul, trazei-me aqui hum holocausto, e oftertas gratificas: e offereceo o holocausto.

10 - E foi que, acabando elle de offerecer o holocausto, eis que Samuel chegou: e Saul lhe sahio ao encontro, a saudálo.

11 - Então disse Samuel, que fizeste? e disse Saul, porquanto via, que o povo se de mim espalhava, e tu não vinhas ao tempo determinado dos dias, e os Philisteos ja estavão juntos em Mikmas:

12 - Eu disse; agora descenderão os Philisteos a mim a Gilgal, e ainda a face de Jehovah não orei seriosamente: e violentei-me, e offereci o holocausto.

13 - Então disse Samuel a Saul; parvoamente tens feito: não guardaste o mandamento, que Jehovah teu Deos te mandou; se não agora Jehovah ouvéra confirmado teu reino sobre Israel para sempre.

14 - Porem agora teu reino não subsistirá: ja tem buscado Jehovah para si hum varão conforme a seu coração, e ja lhe tem mandado Jehovah, que seja guia sobre seu povo; por quanto não guardaste o que Jehovah te mandou.

15 - Então Samuel se levantou, e subio de Gilgal a Gibea de Benjamin: e Saul contou ao povo, que se achou com elle, quasi seis centos varoes.

16 - E Saul, e Jonathan seu filho, e o povo que se achou com elles, se ficarão em Gibea de Benjamin: porem os Philisteos se estavão em campo em Mikmas.

17 - E os destruidores sahirão do campo dos Philisteos em tres esquadrões hum dos esquadrões voltou pelo caminho de Ophra á terra de Saul.

18 - O outro esquadrão voltou pelo caminho de Beth-Horon: e o outro esquadrão voltou pelo caminho do termo, que olha para o valle Tseboim ao deserto.

19 - E em toda a terra de Israel nenhum ferreiro se achava: porquanto os Philisteos havião dito; para que os Hebreos não facão espada nem lança.

20 - Pelo que todo Israel devia descender aos Philisteos, a amollar cada hum sua relha, e sua enxada, e seu machado, e seu sacho.

21 - Tinhão porem limas adentadas para seus sachos, e para suas enxadas, e para as forquilhas de tres dentes, e para os machados, e para concertar as aguilhadas.

22 - E foi que, no dia da peleja, se não achou nem espada, nem lança em mão de todo o povo, que estava com Saul e com Jonathan: porem se achárão com Saul e com Jonathan seu filho.

23 - E sahio o arraial dos Philisteos ao passo de Mikmas.