1 - DISSE mais o Rei David a toda a congregação, Deos somente elegeo a Salamão meu filho, ainda moço e tenro: e esta obra he grande; porque não he palacio para homem, senão para Jehovah Deos.
2 - Eu pois com toda minha força ja tenho aparelhado para a casa de meu Deos ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e metal para as de metal, ferro para as de ferro, e madeira para as de madeira: pedras Sardonicas, e as de engaste, e pedras ornatorias, e obra de broslado, e toda sorte de pedras preciosas, e pedras marmoraes em abundancia.
3 - E ainda de minha propria vontade para a casa de meu Deos, o ouro e prata particular que tenho, de mais eu dou para a casa de meu Deos, a fora tudo quanto tenho prestes para a casa do Santuario.
4 - Tres mil talentos de ouro, do ouro de Ophir: e sete mil talentos de prata purificada, para cubrir as paredes das casas.
5 - Ouro para os vasos de ouro, e prata para os de prata; e para toda obra de mão dos artifices: quem pois hoje he voluntario, venha oflerecer sua mão chea a Jehovah?
6 - Então os Maioraes dos pais, e os Maioraes das tribus de Israel, e os Maiomes dos milhares, e das centenas; até os Maiomes da obra do Rei, voluntariamente contribuirão:
7 - E derão para o serviço da casa de Deos cinco mil talentos de ouro, e dez mil dragmas, e dez mil talentos de prata, e dez e oito mil talentos de metal, e cem mil talentos de ferro.
8 - E os que se achárão com pedras preciosas, as derão para o thesouro da casa de Jehovah, em mão de Jehiel o Gersonita.
9 - E o povo se alegrou de que tam voluntariamente houvesse dado; porque de inteiro coração voluntariamente derão a Jehovah: e tambem o Rei David se alegrou com grande alegria.
10 - Pelo que David louvou a Jehovah perante os olhos de toda a congregação: e disse David; bemdito tu, Jehovah, Deos de nosso pai Israel, para todo sempre dos sempres.
11 - Tua he, Jehovah, a magnificencia, e a potencia, e a honra, e a victoria, e a magestade; porque teu he tudo quanto ha nos ceose na terra: teu he,Jehovah, o Reino, e tu te exalçaste sobre todos por cabeça.
12 - E riquezas e gloria vem de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e em tua mão ha força e potencia: e em tua mão está engrandecer e esforçar tudo.
13 - Agora pois, ó Deos nosso, graças te damos, e louvamos o Nome de tua gloria.
14 - Porque quem sou eu, e quem meu povo, que tivessemos poder, para tam voluntariamente dar semelhantes cousas? porque tudo vem de ti, e de tua mão teo damos.
15 - Porque somos estranhos perante tua face, e peregrinos como todos nossos pais: como a sombra são nossos dias sobre a terra, e não ha outra esperança.
16 - Jehovah, Deos nosso, toda esta multidão, que preparámos, para edificar te casa a teu santo Nome, vem de tua mão, e toda he tua.
17 - E bem sei eu, Deos meu, que tu provas os corações, e que das sinceridades te agradas: eu tambem em sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas cousas; e agora a teu povo, que se acha aqui, vi com alegria, que voluntariamente te deu.
18 - Jehovah, Deos de nossos pais Abraham, Isaac, e Israel, conserva isto para sempre na intenção dos pensamentos do coração de teu povo: e encaminha seu coração a ti.
19 - E a Salamão, meu filho, dá coração inteiro, para guardar teus mandamentos, teus testemunhos, e teus esta tutos: e para fazer tudo, e para edificar este palacio que tenho aparelhado.
20 - Então disse David a toda a congregação, agora louvai a Jehovah vosso Deos: então toda a congregação louvou a Jehovah Deos de seus pais, e inclinarão-se, e postrárão-se perante Jehovah, e perante o Rei.
21 - E sacrificárão a Jehovah sacrificios, e offerecérão holocaustos a Jehovah amanhã do dia seguinte, mil bezerros, mil carneiros, mil cordeiros, com suas offertas de licor: e sacrificios em multidão por todo Israel.
22 - E comérão e bebérão aquelle dia perante a face de Jehovah, com grande gozo: e a segunda vez fizérão Rei a Salamão, filho de David, e o ungirão a Jehovah, por Guia, e a Zadok por Sacerdote.
23 - Assim Salamão se assentou no throno de Jehovah, por Rei, em lugar de David seu pai, e prosperou: e todo Israel lhe deu ouvidos.
24 - E todos os Principes, e os Herões, e até todos os filhos do Rei David, derão a mão, de que estarião debaixo do Rei Salamão.
25 - E Jehovah magnificou a Salamão grandissimamente, perante os olhos de todo Israel: e deu-lhe magestade real, qual nenhum Rei antes delle teve em Israel.
26 - Assim David, filho de Isai, reinou sobre todo Israel.
27 - E forão os dias que reinou sobre Israel, quarenta annos: em Hebron reinou sete annos, e em Jerusalem reinou trinta e tres.
28 - E morreo em boa velhice, farto de dias, riquezas e gloria: e Salamão seu filho reinou em seu lugar.
29 - Os successos pois do Rei David, assim os primeiros, como os ultimos, eis que estão escritos nos successos de Samuel o Vidente, e nos successos do Propheta Nathan, e nos successos de Gad o Vidente:
30 - Juntamente com todo seu reino, e sua potencia: e os tempos que passárão sobre elle, e sobre Israel, e sobre todos os reinos daquellas terras.