1 - E ACONTECEO depois disto, que Nahas Rei dos filhos de Ammon morreo: e seu filho reinou em seu lugar.

2 - Então disse David, usarei de beneficencia com Hanun, filho de Nahas; porque seu pai usou de beneficencia comigo; pelo que David enviou mensageiros, ao consolarem ácerca de seu pai: e vindo os servos de David á terra dos filhos de Ammon a Hanun, ao consolarem:

3 - Dissérão os Principes dos filhos de Ammon a Hanun, porventura honra David a teu pai em teus olhos, porque te mandou consoladores? não vierão seus servos a ti, a esquadrinhar, e a trastornar, e a espiar a terra?

4 - Pelo que Hanun tomou aos servos de David, e rapou-os, e cortou-lhes os vestidos por meio até a coxa da perna: e despedio-os.

5 - E forão-se, e denunciarão a David acerca destes varões, e mandou-lhes recado ao encontro; porque aquelles varões estavão mui envergonhados: disse pois o Rei, ficai-vos em Jericho, até que a barba vos torne a crecer, e então tornai.

6 - Vendo pois os filhos de Ammon, que se fizerão fedorentos para com David, então enviou Hanun, e os filhos de Ammon, mil talentos de prata, a alugar para si carros e cavalleiros de Mesopotâmia, e de Syria de Maacha, e de Zoba.

7 - E alugarão para si trinta e dous mil carros; e o Rei de Maacha e sua gente viérão, e assentarão seu arraial diante de Medeba: também os filhos de Ammon se ajuntarão de suas cidades, e viérão á peleja.

8 - O que ouvindo David, enviou a Joab, e a todo o exercito, juntamente com os Herões.

9 - E sahindo os filhos de Ammon, ordenárão a batalha á porta da cidade: porem os Reis que viérão, se puzérão á parte no campo.

10 - E vendo João, que a fronteira da batalha estava contra elle de diante e de tras; elegeo alguns de todos os mais escolhidos de Israel, e em ordem os poz contra os Syrios.

11 - E o de mais do povo entregou em mão de Absai seu irmão; e em ordem os puzérão contra os filhos de Ammon.

12 - E disse, se os Syrios forem mais fortes que eu, tu me virás a soccorrer: e se os filhos de Ammon mais fortes que tu forem, eu te soccorrerei.

13 - Esforça-te, e esforçemos-nos por nosso povo, e pelas cidades de nosso Deos: e faça Jehovah o que parecer bem em seus olhos.

14 - Então se achegou Joab, e o povo que tinha comsigo, á peleja diante dos Syrios: e fugirão de diante delle.

15 - Vendo pois os filhos de Ammon, que os Syrios fugirão, tambem elles fugirão de diante de Absai, seu irmão, e entrarão na cidade: e Joab se veio a Jerusalém.

16 - E vendo os Syrios, que forão feridos diante de Israel, enviàrão mensageiros, e fizérão sahir aos Syrios, que habitavão d`alem do rio: e Sophach, Maioral da armada de Hadar-Ezer, marchava diante delles.

17 - O que sendo dito a David, ajuntou a todo Israel, e passou ao Jordão, e veio a elles, e ordenou a batalha contra elles: e havendo David ordenado a batalha contra os Syrios, pelejárão contra elle.

18 - Porem os Syrios fugirão de diante de Israel, e ferio David dos Syrios sete mil cavallos de carros, e quarenta mil homens de pé: e a Sophach, Maioral da armada, matou.

19 - Vendo pois os servos de Hadar-Ezer, que forão feridos diante de Israel, fizérão paz com David, e o servirão: e nunca mais os Syrios quizérão soccorrer aos filhos de Ammon.